TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA PEDAGÓGICA

Monografias: PRÁTICA PEDAGÓGICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  980 Palavras (4 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 2

VISITA E CONHECIMENTO DOS ARREDORES 3

SIGLAS (SIGNIFICADO, OBJETIVO E PRESENÇA NA ESCOLA) 4

INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata-se de uma visita sobre escola de educação infantil, estudo sobre os arredores e estudo sobre conhecimento de projetos, fundo e ou plano de do governo e como esses podem contribuir e o que fazem em relação à educação.

VISITA EM ESCOLA E ESTUDO DOS ARREDORES

Para este estudo escolhi a escola CEI Profª Anita Castaldi Zamoirollo, data de fundação em 1980, atende atualmente 180 alunos de Educação Infantil (Creche).

Na CEI o prédio é grande, porém não há pavimentos, somente o térreo, tem uma área extensa aberta ao redor com árvores frutíferas que é utilizada como diversos ambientes como parque, pista de motocas, casinha de bonecas, brinquedos confeccionados por alunos e professores, tanque de areia e outros.

Nos arredores podemos identificar que há diversos bares, restaurantes, lojas de diversos tipos, parques e praças assim como posto de saúde e mais duas escolas; o local é asfaltado, tem ponto de ônibus, inclusive um terminal junto com metrô há vinte minutos da escola; há moradias como prédios, casas, sobrados e diversos condomínios.

Em cada semestre é feita uma atividade com a comunidade chamada dia da família na escola, que varia entre festas e;ou oficinas com a participação das crianças e familiares. Assim como reuniões bimestrais em que são apresentados projetos, vídeos, oficinas e demais atividades em conjuntos com a família e comunidade

São feitos eventos como teatros, passeios á escolas ao redor ou algum palestrante vem fazer atividades na escola com a participação da família.

Podemos concluir que a escola tem uma séria preocupação no desenvolvimento do ser como único e não apenas a transmissão de conhecimento e ensino, causando assim a mudança na educação e formação do ser humano.

SIGLAS (SIGNIFICADO, OBJETIVO E PRESENÇA NA ESCOLA

FUNDESCOLA:

o Significado:Fundo de fortalecimento da Escola, é uma programa do fundo nacional de desenvolvimento da educação (FNDE/MEC), com a interface das secretarias estaduais e municipais de educação das regisões Norte, Nordeste e Centro – Oeste e financiamento proveniente do banco mundial (Bird).

o Objetivo:Tem por objetivo promover um conjunto de ações para a melhoria da qualidade das escolas do ensino fundamental, ampliando a permanencia das crianças nas escolas públicas, assim como a escolaridade nessas regiçoes do país. Sua missão é promover, em regime de parceria e responsabilidade social, a eficácia, a eficiência e a eqüidade no ensino fundamental prúblico dessas regiões por meio de oferta de serviços, produtos e assistência técnico-financeira inovadores e de qualidade que focalizam o ensino-aprendizagem e as práticas gerernciais das escolas e secretarias de educação,

o Na escola: Na escola estudada não é utilizado pois estamos na região sudeste.

FUNDEB:

o Significado: Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.

o Objetivo: Atende toda a educação básica, da creche ao ensino médio, é o compromisso da união com a educação básica na medida que aumenta em dez vezes o volume anial dos recursos federais. Além disso materializa a visão sistêmica da educação, pois financia todas as etapas da educação básica e reserva recursos para os programas direcionados a jovens e adultos.

FUNDEF:

o Foi substituído pelo FUDEB.

SALÁRIO EDUCAÇÃO:

o Significado: O salário educação, instituído em 1964, é uma contribuição social destinada ao funcionamento de programas, projetos e ações voltados para o financiamento da educação especial, desde que vinculada à educação básica.

o Objetivo: Compete ao FNDE a função redistributiva da contribuição social do salário educação.

PNAE:

o Significado: Programa Nacional de Alimentação Escolar, implantado em 1955.

o Objetivo: Contribuir para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, o redimento escolar dos estudantes e a formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio da oferta da alimentação escolar e de ações de aeducação alimentar e nuticional.

o Na escola: Através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com