TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICAS DE GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE

Por:   •  3/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.374 Palavras (14 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 14

FAVENI

FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

CONSULTORIA E CERTIFCAÇÃO AMBIENTAL

JADISON ANTÔNIO BREMENKAMP

PRÁTICAS DE GETÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIADE

Domingos Martins

2020

PRÁTICAS DE GETÃO AMBIENTAL E SUSTEMTABILIADE

Declaro que sou autor deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de violação aos direitos autorais

RESUMO

Introdução: Nas últimas décadas o Brasil passou por uma transição bastante considerável. Deixou de ser apenas um exportador de produtos preponderantemente agrícolas e passou a se destacar em empreendimentos industriais. Com essa mudança, sugiram os problemas ambientais, as indústrias petroquímicas, celulose, minérios, aço e automobilísticas passaram a receber inspeções com mais frequência para verificação de sua infraestrutura e equipamentos de proteção do solo, fontes de águas e ar. Rigorosos procedimentos ambientais extremamente corretos no que tange a emissão de resíduos químicos líquidos ou sólidos e gases tóxicos foram incluídos nesse processo de desenvolvimento, além de usar de forma racional os recursos naturais. Desenvolvimento: O presente trabalho tem como ação pesquisar as práticas de educação ambiental e conscientização na importância da implantação dos e 5R’s: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar. A necessidade de controlar os níveis de poluição emitidos, fez com que as grandes empresas adotassem medidas de segurança no que se diz respeito ao tratamento desses resíduos e passaram a ter uma responsabilidade na preservação ambiental local, gerando custo no processo de produção Metodologia: Pesquisas bibliográfica qualitativa proveniente de leituras de artigos e reportagens publicadas sobre o tema citado em websites. Conclusão: Incitar a conscientização ambiental e a necessidade da preservação do meio ambiente e sua biodiversidade, para que estes sintam-se inseridos e responsáveis nesse processo reeducação ambiental e adquiram novas práticas, como repensar no consumo e descarte, redução e rejeição de produtos que agridam o meio ambiente e reutilizar. Referências: Referências bibliográficas, artigos e reportagem publicados nos canais de comunicação.

Palavras chaves: Meio Ambiente. Gases Tóxicos. Conscientização. Preservação.

Domingos Martins

2020

LISTA DE SIGLAS

ONG – Organização Não Governamental

EA – Educação Ambiental

ABRELPE - Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais

PNRS - Política Nacional de Resíduos Sólidos

ONU – Organização das Nações Unidas

MMA - Ministério do Meio Ambiente

A3P - Agenda Ambiental na Administração Pública

LISTA DE TABELA

Tabela 1 – Política dos 5 R’s.............................................................................. 11

Tabela 2 – Evolução dos 5 R’s........................................................................... 12

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

1 GESTÃO AMBIENTAL        7

2 EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE        9

2.1 SUSTENTABILIDADE        12

3 CONCLUSÃO        13

REFERÊNCIAS        15

 

INTRODUÇÃO

Até o século XVII a economia mundial baseava-se na agricultura. Somete após a Revolução Industrial que ocorreu o surgimento de novas tecnologias e mudanças que atingiram o meio ambiente e a formar de se viver. A oportunidade de consumo e o falso bem estar, fez com que a população adquirisse produtos muitas vezes desnecessários e vida útil curta, que são descartados rapidamente e jogados em aterros sanitários ou em grandes lixões, causando um enorme mal ao meio ambiente e a toda população.

Com o avanço tecnológico, a facilidade de adquirir e consumir bens e produtos, auxiliam no aceleramento da degradação do meio ambiente. Em consequência   ocorre a necessidade de suavizar os impactos desse consumo, por vezes, exagerado. Surgem leis, organizações e grupos no mundo inteiro com o propósito de preservar a vida do planeta. As questões ambientais como: o desaparecimento da fauna e flora, o aquecimento global causado pela emissão de gases e sustentabilidade são os principais assuntos nas grandes conferências mundiais, mas com avanço pouco significativo na conscientização da exploração dos recursos naturais. A gestão ambiental não é mais apenas interesse de ecologistas, na atualidade em que nos encontramos, ela passou a ser assunto para a sobrevivência humana. Muitos projetos com diversas possibilidades na preservação e exploração do meio ambiente consciente são oportunizados por parte de entidades, associação de moradores e organizações não governamentais (ONGs).

Nesse contexto, a gestão e educação ambiental é de suma importância para construção de valores relacionados a preservação e conservação do meio ambiente. Deixou de ser preocupação de ecologistas e ambientalistas e passou a ser de interesse mundial. Destaca-se a necessidade de cuidar e preservar os recursos naturais para que possam ser utilizados nessa geração como também nas próximas que virão.

Uma forma de assegurar o êxito de uma gestão ambiental é a educação através da conscientização de todos: indústrias, governos, órgãos e entidades ambientais e população. Essa atitude aguça a administração a ter ideias para resolução de problemas ambientais, motivando-os as melhorias e caucionando uma visão benéfica diante da sociedade. Vale lembrar que não se refere a uma onda passageira, ao contrário, mostra o comprometimento com a saúde do planeta de forma responsável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (140.1 Kb)   docx (231.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com