TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Artigos Científicos: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  6.687 Palavras (27 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 27

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

EDNA ALVES – RA 363841

ELZA REGINA ROSSETTI DE OLIVEIRA – RA 363842

FERNANDA CAMARGO ANTONIO – RA 381158

GISLAINE ESTER MAROLATO – RA 363843

SILMARA APARECIDA NEGRINE MARCHI – RA 377524

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

Proª: Msc. Helenrose A. da S. Pedroso Coelho

ARAÇATUBA - SP

JUNHO 2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

EDNA ALVES – RA 363841

ELZA REGINA ROSSETTI DE OLIVEIRA – RA 363842

FERNANDA CAMARGO ANTONIO – RA 381158

GISLAINE ESTER MAROLATO – RA 363843

SILMARA APARECIDA NEGRINE MARCHI – RA 377524

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

Trabalho de conclusão da disciplina de Psicologia da Aprendizagem apresentada à Profº Msc. Helenrose A. da S. Pedroso Coelho da Faculdade de Pedagogia da Anhanguera Educacional, como requisito parcial para obtenção de nota parcial na disciplina de Psicologia da Aprendizagem.

ARAÇATUBA-SP

Junho 2013

INTRODUÇÃO

A psicologia é uma grande contribuinte da pedagogia na aprendizagem concentrando e criando grandes promoções de forma a agregar conhecimentos; enriquecendo o ensino aprendizagem. A psicologia estuda a mente humana, a personalidade, observa cada detalhe, com suas teorias e estudos nos da à oportunidade de dar mais ênfase às questões educativas. Quando compreende e explica tal comportamento pode agir e ajudar a pessoa a se conhecer melhor, ajudando a pedagogia na compreensão e conhecimento de diversas fases proporcionando um melhor entendimento sobre a aprendizagem e as condições que as torna mais eficiente e fácil de ser assimilada, compreendida, ajudando na dinâmica das atividades a serem desenvolvidas e permite o conhecimento e a compreensão do desenvolvimento nas diversas etapas. A psicologia e a pedagogia estão interligadas por serem peças fundamentais para o planejamento das propostas de atividades curriculares com o objetivo de orientar a exploração a descoberta e a construção de noções, ou seja, o desenvolvimento e o conhecimento do mundo físico e social, através das relações enfrentando desafios e interagindo um com os outros e com o meio social.

A seguir apresentamos os relatórios parciais sugeridos na ATPS (atividades praticas supervisionadas) da disciplina de Psicologia da Aprendizagem.

Qual a importância da Psicologia para a pedagogia?

A psicologia dentro da educação estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos:

Físico – Motor;

Intelectual;

Afetivo – Emocional;

Social;

Desde o nascimento até a idade adulta, isto é, a idade em que todos estes aspectos atingem o seu mais completo grau de maturidade e estabilidade.

O desenvolvimento humano refere-se aos desenvolvimentos e ao crescimento orgânico. O desenvolvimento mental é uma construção contínua, que se caracteriza pelo aparecimento gradativo de estruturas mentais.

Estudar o desenvolvimento humano significa conhecer as características comuns de uma faixa etária, permitindo-nos reconhecer as individualidades, o que nos torna mais aptos para a observação e interpretação dos comportamentos. É descobrir que ele é determinado pela interação de vários fatores: São eles:

Hereditariedade – A carga genética estabelecer o potencial de individual, que pode ou não desenvolver-se. A inteligência pode desenvolver-se aquém ou alem do potencia, dependendo das condições do meio que encontra.

Crescimento orgânico – Refere-se ao aspecto físico. O aumento de altura e a estabilização do esqueleto permitem ao individuo comportamento e um domínio do mund0o que antes não existiam.

Maturação neurofisiológica – É o que torna possível determinado padrão de comportamento. Ex. A alfabetização das Crianças, como elas seguram os objetos.

Meio – O conjunto de influência e estimulações ambientais altera os padrões de comportamento do individuo.

O desenvolvimento humano, para efeito de estudo, tem sido abordado a partir de quatro aspectos básicos.

Aspecto físico – motor – Refere ao crescimento orgânico, à maturação neurofisiológica, à capacidade de manipulação de objetos e de exercícios do próprio corpo. Ex. A criança levaria chupeta a boca.

Aspecto intelectual – É a capacidade de pensamento, raciocínio. Ex. a criança de dois anos que um cabo de vassoura para puxar um brinquedo que está em baixo de um móvel.

Aspecto Afetivo – Emocional – É o modo particular de o individuo integrar as suas experiências. É o sentir como organizar seus sentimentos. Ex. Quando ficamos envergonhados com algum sentimento. Etc.

Aspecto Social – É a maneira como o individuo reage diante das situações que envolvem outras pessoas. Ex. em um grupo de crianças, no parque, é possível observar alguma que espontaneamente busca outras para brincar.

Todas as teorias do desenvolvimento humanas parte do pressuposto de que esses quatro aspectos são indissociados, mas elas também podem enfatizar aspectos diferentes, isto é, estudar o desenvolvimento global a partir da ênfase em um dos aspectos. Jean Piaget enfatiza o desenvolvimento intelectual.

Segundo Jean Piaget a teoria do desenvolvimento humano divide de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento, o que por sua vez interfere no desenvolvimento global.

1º Período: Sensório – motor (0 a 2 anos)

Neste período, a criança conquista, através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com