TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Artigo: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2013  •  5.476 Palavras (22 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 22

Introdução

De acordo com Rogers, a aprendizagem deve ser significativa e só assim será possível obter resultados, e ainda afirma que o educando deve se concentrar em criar condições que promovam a aprendizagem, com um melhor ambiente para a mesma, resultando a qualidade da interação humana.

Nesta atividade tem como objetivo refletir sobre as contribuições que a Psicologia traz para a Pedagogia, analisando as teorias da aprendizagem, analisando suas significações e empregabilidades.

Mencionamos como objetivo a compreensão da importância do desenvolvimento cognitivo, motor, interpessoal, mostrando a importância dos jogos na educação e no processo de desenvolvimento das crianças.

A Psicologia é uma das bases do processo educativo, é através dela que o professor pode identificar e lidar com os perfis psicológicos de uma sala de aula. E foi com base na Psicologia que Jean Piaget e Vigotsky souberam tão bem identificar o comportamento infantil.

E desta forma é que o educador saberá como guiar o conhecimento pra que ele chegue até os alunos, de forma que cada estudante aprenda e como interagi-los entre si, respeitando suas diferenças e particularidades.

Contribuições da Psicologia para a Educação

O termo Behaviorismo foi inaugurado pelo americano John B.Watson, um termo inglês behavior significa "comportamento'',também comportamentalismo,Teoria comportamental,análise Experimental do Comportamento,Análise do Comportamento.

Mas ao longo dos temo foi tempos esse termo foi modificando o sentido;hoje não mais desvinculamos o comportamento e a sujeito,é vista como a interação entre o que o sujeito faz,e aquilo que o sujeito faz e o ambiente onde o seu fazer acontece,tendo como conclusão os termos''respostas'' e estímulos,referindo onde aquilo que o organismo faz e as variáveis ambientais e qual o sujeito esta inserido.

Já o Behaviorismo de Skinner,conhecido como radical,baseada na formulação do comportamento operante.Esses comportamentos reflexos ou respondentes saiu inteirações estimulo-resposta.No caso do comportamento operante,o que favorece o aprendizado do comportamentos e a ação do organismo sobre o meio e a resposta do resultado,suprindo alguma necessidade.

Através da ação do sujeito ha uma alteração ambiental,retroagindo sobre sujeito,alterando o resultado de sua escolha. Então um reforço positivo aumenta a probabilidade de futuro da resposta que o produz e a negativa remove ou atenua a resposta,no reforçamento negativo,dois processos importantes merecem destaque:

A esquiva sendo um estímulo aversivo condicionados ou não, sendo separados por intervalos de tempo,permitindo que o individuo se comporte de modo que previne ou reduza sua ação,já a do fuga não seivito o estímulo,mas foge dele logo depois iniciados.

Já a Gestalal mais preocupada com a compreensão dos processos psicológicos envolvidos na ilusão de fótica, percebido pelo individuo de forma diferente do qual ele vê a realidade.

Os experimentos levaram as teorias da Gestabal a questionar o princípios na teoria de behaviorista que há relação de acusa e efeito entre o estímulo e a resposta, para gestaltistas,entre o estímulo que o meio fornece e a resposta do individuo, encontra-se o processo de percepção. Então a maneira como percebemos um determinado estimulo resultara em nosso comportamento

Ao criar a Psicanálise Freud deu início a uma transformação social cujo alcance é inegável,não só trouxe a revolução sexual da pós-modernidade,como também deu partida para modificação da situação das mulheres e crianças,quando ao incentivar seus pacientes adultos a falaram livremente,descobriu que suas associações os impulsionavam a importantes acontecimentos de sua infância na maioria dos casos a aspectos ligados a vida sexual e a relação com os pais.

Portanto,as experiências que adquirem ao longo de seu desenvolvimento serão gravadas no seu inconsciente que mais tarde afloraram trazendo amor,carinho,ou ao contrário agressão e repulsão.Concluindo então:a sociedade deve abandonar o senso comum,a idéia de que as crianças são 'puras','inocentes' e 'assexuada'' (SILVA,2007,p.226).A sexualidade existe enquanto criança e deve ser levada a sério para não apresentar na vida adulta consequencia graves.

A contribuição da psicologia para a educação é fornecer subsídios para o desenvolvimento e elaboração do planejamento curricular da Escola,nas várias modalidades de ensino. Permitindo uma maior compreensão e conhecimento acerca das diversas fazes do desenvolvimento do ser humano, e um melhor intendente sobre a aprendizagem das condições que a torna mais eficiente e fácil de ser assimilado, compreendido.

Na educação infantil, ajuda no planejamento e na dinâmica das atividades infantis a serem desenvolvidas e permite o conhecimento e a compreensão do desenvolvimento da criança nas diferentes fases.

1º fase: sensório-motora que é a fase da formação da(indo)inteligência prática,se refere à percepção e movimentos.

A criança precisa e expandir seus movimentos, explorando seu corpo e o espaço físico de forma a ter um desenvolvimento sadio.

2º fase: sócio-afetiva compreender que é relevante que a criança precisa tenha uma autoimagens positiva de sua identidade próprio e que seja sempre valorizada e estimulado em suas atividades,no seu processo de interação e socialização no seu grupo social.

3º fase: simbólica reconhecer que a linguagem é a forma de expressão individual e como sendo fundamental no processo de socialização da criança.

4º fase: cognitiva considera que a criança conhece e constrói conceitos à medida que age,observa,percebe se relaciona com objetos do mundo físico.

Teorias da Aprendizagem

Teorias – Aspectos Conceituais Contribuição para o âmbito educacional

Teoria Verbal Significativa

• Principal autor : David Ausubel.

• Concebe a aprendizagem como um elemento que provem de uma comunicação com o mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.6 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com