TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA DA ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Pesquisas Acadêmicas: PSICOLOGIA DA ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  2.504 Visualizações

Página 1 de 3

PSICOLOGIA DA ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Atividade 3 – Descreva, no mínimo em 30 linhas, sobre a necessidade de se preservar a saúde mental dos trabalhadores, um dos valores inerentes à própria dignidade humana.

Ao longo dos anos, as relações de trabalho foram evoluindo, primeiramente o foco era voltado para a preservação da vida dos trabalhadores em torno do ambiente laboral, mais adiante a proteção se voltou para a manutenção da qualidade de vida no trabalho e finalmente se estendeu para as medidas preventivas de higidez mental. Dentro desse contexto, qualquer tratamento desigual ou exclusão no ambiente de trabalho sem motivo legítimo que se manifeste através de palavras, gestos, ofensas, insultos, intimidações, abusos de poder, sanções disciplinares injustas, induzindo o trabalhador a vulnerabilidade, humilhação e inferiorização, caracteriza-se como assédio moral. O qual dentro de um ambiente de trabalho é definido como qualquer ato que atinja o trabalhador no seu âmbito psicológico, ou seja, qualquer prática abusiva que exponha o empregado a situações incômodas que venham a comprometer a sua dignidade, integridade psíquica e relações afetivas e sociais.

No entanto, o reconhecimento do assédio é uma tarefa difícil de ser identificada pois é uma forma sutil de degradação psicológica além da complexidade de comprová-lo uma vez que nem sempre é declarado de maneira escrita, geralmente o processo ocorre com a exposição pública e repetitiva através de críticas e ofensas perante os demais colegas. Essas perseguições ocasionam graves danos à saúde física e mental e podem evoluir para a incapacidade laborativa, desemprego ou mesmo sintomas de estresse, depressão, progredindo até para a morte, constituindo um risco invisível porém concreto, nas relações e condições de trabalho. Segundo Nascimento, estudos feitos por médicos e psicólogos do trabalho demonstram que o processo que desencadeia o assédio moral pode levar a total alienação do indivíduo do mundo social, onde o lesado se julga inútil, sem forças, se sente culpado pelas ofensas, levando muitas vezes ao suicídio. A não configuração do assédio moral pela ausência do dano psíquico não exime o agressor da devida punição pois a conduta será considerada como lesão à personalidade do indivíduo. Porém, nem todo dano moral à personalidade configura o assédio moral, o importante é a reparação do dano sofrido, seja por pessoas que possuem boa estrutura emocional ou as que procuram ajuda profissional de psicólogos e psiquiatras. Ainda de acordo com Nascimento, uma pesquisa realizada no Brasil compreendendo 4.718 profissionais abrangendo todo o território nacional constatou que 68% afirmaram sofrer algum tipo de humilhação várias vezes por semana, sendo que 66% dos entrevistados disseram que a intimidação parte dos seus respectivos superiores.

Em suma, as estatísticas nacionais e mundiais revelam que há uma demanda sobre a necessidade de preservar a saúde mental dos trabalhadores, um dos valores inatos à própria dignidade humana, princípio constitucional que garante o pleno do direito à vida de forma equânime, sem qualquer discriminação independente de diversidades sócio culturais, físicas, intelectuais, psicológicas e etc. Diante do exposto, embora muitas empresas possuam o código de ética e ainda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com