TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA DO APRENDIZADO

Casos: PSICOLOGIA DO APRENDIZADO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  896 Visualizações

Página 1 de 3

APRENDIZAGEM E AS TEORIAS QUE A EXPLICAM

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Argumente sobre as principais características da concepção inatista, elucidando como se configura a relação entre ensino e aprendizagem.

2. Dê um exemplo de sala de aula (diferente da apresentada no texto) no qual as atitudes metodológicas do professor denunciam sua fundamentação teórica inatista.

3. Uma analogia comum para ilustrar a concepção Inatista para o desenvolvimento é o “crescimento de uma planta” (p. 12). Escreva, fundamentando a sua resposta, como tal ilustração explica esta teoria.

4. A teoria inatista compreende a herança genética como o fator determinante para o desenvolvimento do ser humano. Diante disso, ao professor resta apenas esperar os conhecimentos de seus alunos emergirem. Quais consequências essa forma de compreender o desenvolvimento e a aprendizagem podem ter para a prática pedagógica?

5. Cite e explique os conceitos fundamentais para a teoria da Gestalt.

6. O que motiva o estudante a aprender na escola, segundo Rogers?

 Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais, na internet e assista aos vídeos indicados.

1. Analise o caso a seguir, apresentado no fascículo, que descreve a conduta de uma professora fictícia, e explique, de forma argumentativa, qual é a teoria seguida por ela:

Inês é professora de crianças de 4 e 5 anos de idade. No geral, segue a orientação pedagógica de intervir o mínimo possível na escolha das atividades desenvolvidas pelas crianças. Os materiais lúdicos são colocados em prateleiras dispostas de maneira a facilitar a retirada de objetos. Inês acredita que, se deixar as atividades evoluírem conforme os desejos infantis estará proporcionando um desenvolvimento harmônico dos conhecimentos e das personalidades individuais. Toda vez que entramos na sua sala a encontramos silenciosa num canto, enquanto cada grupinho de crianças se entretém fazendo algo. Quando muito Inês tenta solucionar disputas de materiais ou pequenos desentendimentos (SEBER, 1995, p.21).

2. De acordo com a concepção inatista/apriorista, o conhecimento pode ser transmitido? Justifique sua resposta.

3. Em síntese, explique os conceitos de campo fenomenal, self e congruência, desenvolvidos por Rogers.

4. Rogers entende a aprendizagem como significante e experiencial. Escreva, com suas próprias palavras, as principais características dessa aprendizagem.

UNIDADE 2

APRENDIZAGEM NA TEORIA DO CONDICIONAMENTO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Exemplifique o conceito de estímulo e resposta, bases do comportamentalismo, no animal e no ser humano (utilize exemplos diferentes dos apresentados no texto).

2. A partir dos estudos de Watson

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com