TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL

Ensaios: PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  2.522 Palavras (11 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 11

PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL

PRODUÇÃO TEXTUAL

INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

Trabalho apresentado ao Curso de Psicologia e Serviço Social UNIDERP, a professora:Ma.H.A.Da .P.Coelho,a disciplina de p

SÚMARIO

1 INTRODUÇÃO.....................................................................................................1

2 A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO MUNDO COMTÊMPORÂNEO.....2

3 PERFIL PEDAGÓGICO DA PRÁTICA PROFISSIONAL......................................3

4 O MERCADO DE TRABALHO PARA A ARÉA...................................................4

6 OS DESAFIOS DA PROFISSÃO NA ATUALIDADE...........................................5

7AS ARÉAS DE ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL...............................................6

8 SERVIÇO SOCIAL E O MEIO AMBIENTE.........................................................7

9CONCLUSÃO........................................................................................................8

10REFERÊNCIAS....................................................................................................9

1 INTRODUÇÃO

Com o passar dos anos a prática social e suas abrangências tem crescido em muitas aréas,o governo tem investido mais em políticas públicas, e as classes de baixa renda passaram a ter acesso a serviços como estes , o que era algo de difícil a alguns anos atrás.

O sistema único de saúde já disponibiliza de profissionais como assistentes sociais, para avaliar, tratar e dar suporte psicologico a cidadãos de baixa renda, o que aumenta a procura ,e melhora em muito a demanda no mercado de trabalho.

É de suma importância a participação desses profissionais em nossa sociedade, pois estamos passando por crises, ataques psicologicos , morais ,um desrespeito constante contra os direitos do ser humano, prestar um apoio psicológico aos mesmos e tentar amenizar a dor do outro é faze-lo enchergar que as diferenças sempre vão existir mas precisamos aprender a conviver pacificamente com todas elas.

2 A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO MUNDO COMTÊNPORÂNEO

O serviço social vem atuando de maneira eficaz e abrangente nas diversas aréas da atualidade, vem galgando variás conquistas, muitas são as instituições que nescessitam de tais profissionais nos dias de hoje, o mundo comtêmporâneo tem enfrentado conflitos diversos, e nas relações sociais não tem sido diferente.Promover uma unificação ainda que parcial da sociedade,é uma tarefa árdua ,mais não é impossível.

A aréa de atuação desses profissionais tem crescido do ponto de vista quantitativo,mais ainda há pessoas que desconhecem tal atividade,ampliar tanto as frentes de trabalho, como o conhecimento do que faz um profissional como este é algo que concerteza tende a se tornar uma realidade.

No passado esta a aréa da saúde não era tão propagada como nos dias atuais, muitos tratamentos eram retardados pela falta de conhecimento sobre o assunto,mais com o passar dos anos o governo com o auxílio da mídia entendeu a nescessidade da população e estendeuestes serviços a população de classe menos favoreçidas, o que melhorou em muito a convivência dentro do meio social.

3 PERFIL PEDAGÓGICO DA PRÁTICA PROFISSIONAL

Os avanços tecnológicos tem favoreçido em muito todas as aréas e frentes de trabalho,mediante as novas tecnológias , com o serviço social não tem sido diferente.A sua ação precisa ser uma ação reflexiva e pedagógica, o assistente social precisa agir com o intuito de ajudar a modificar conceitos,reavaliar critérios, rever valores, de modo a trazer questionamentos e reflexões, que possam se transformar mais tarde em ações validas e positivas.

Ações estas que possam aos poucos refletir em mudanças favoravéis, dentro do meio social.É impossivél dessasociar o perfil deste profissional, da prática pedagógica,o assistente social é na verdade também como um padagogo, um provocador de respostas, ele insita a busca por soluções,ou por indagações, corriqueiras no meio do convivio social.

Ajudando o individuo a busca uma maneira de conviver melhor e em harmonia com a sociedade,sem desfazer ou abalar a sua estrutura original,mas trabalhar de maneira sútil a leva-lo a conhecer a si mesmo como o maior segredo de todas as ciências.Delimitar esta atividade é realmente muito complicado ,pois para os profissionais da aréa ela abrange bem mais do que realmente aparenta.

4 O MERCADO DE TRABALHO PARA A ARÉA

O mercado de trabalho para aréa tem crescido muito nos ultimos cinco anos,as frentes de trabalho tem se expandido e o serviço social tem galgado muitas conquistas,e com o crescimento da população aumentou também a demanda.

E com a evolução do mundo comtênporâneo também veio a contribuir para a expansão da aréa no mercado de trabalho, mais ainda existem pontos a serem discultidos e melhorados,.algumas condições podem variar de acordo com a região, estado ou país.O cenário para as mudanças no mercado de trabalho dos assistentes sociais origina-se na crise econômica mindial.

O mercado é promissor, mais implica a qualificação e capacitação da mão de obra de tais profissionais, é um fator inégavel experiência e expressar autoridade sobre a aréa escolhida,se tornar um profissional bem sucedido no mercado, é uma questão de ser determinado e ir em busca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com