TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pablo Simao Gomes Da Silva

Pesquisas Acadêmicas: Pablo Simao Gomes Da Silva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/2/2014  •  1.596 Palavras (7 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 7

AS NOVE ARÉAS DE CONHECIMENTO EM GESTÃO DE PROCESSO

Escopo

Jéssica da Costa Souza

Profª Thelly Lima

Faculdade Metropolitana de Marabá

Bacharelado em Engenharia de Produção (ENG1071) - Projeto de Produto e Processo

22/06/2013

RESUMO

O guia PMBok é um guia de boas práticas. O guia PMBok possui diversos processos, ferramentas e técnicas úteis para a gerencia de qualquer projeto. O guia não determina como será gerenciado um projeto, ele apenas dá boas práticas, deixando livre para o gerente de projeto e a equipe escolherem aquilo que melhor se adapte ao seu projeto. Além disso, o PMBok identifica um subconjunto do conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos. Ou seja, o guia possui informações consensuais que foram identificados por profissionais da área e que se forem usados nos projetos, aumentam as chances de sucesso nesses projetos. Ele define áreas de conhecimento na qual cada área possui alguns dos 42 processos do guia que estão devidamente separados em cada uma das suas respectivas áreas de conhecimento. A seguir veremos cada uma delas com ênfase ao escopo.

Palavras-chave: PMBok. Projetos. Áreas de Conhecimento.

1 INTRODUÇÃO

Desenvolveremos a seguir as nove áreas de conhecimento de acordo com o guia PMBok, descrevendo cada uma delas inclusive a segunda que se trata do ``Escopo´´.

Uma área de conhecimento é definida por seus requisitos de conhecimentos e descrita em termos dos processos que a compõem, suas práticas, entradas, saídas, ferramentas e técnicas.

Existem nove áreas de conhecimento, são elas: Integração, Escopo, Tempo, Custos, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicações, Riscos e Aquisições.

Veremos a seguir o objetivo e os processos de cada uma delas.

2 ÁREAS DE CONHECIMENTO

2.1 ÁREAS DE CONHECIMENTO - INTEGRAÇÃO

Está área descreve os processos que integram elementos do gerenciamento de projetos, que são identificados, definidos, combinados, unificados e coordenados dentro dos grupos de processos de gerenciamento de projetos.

Os processos dessa área são:

• Desenvolver o termo de abertura de projeto;

• Desenvolver o plano de gerenciamento de projeto;

• Orientar e gerenciar a execução do projeto;

• Monitorar e controlar o trabalho do projeto;

• Realizar o controle integrado de mudanças;

• Encerrar o projeto ou fase.

2.2 ÁREAS DE CONHECIMENTO – TEMPO

Esta área descreve os processos relativos ao término do projeto no prazo correto. Os cincos primeiros processos são de planejamento e apenas o último é de controle. Os processos de planejamento definem as atividades que vão para o cronograma, a ordem de precedência das atividades, determinam o tipo e a quantidade de recursos necessários, o tempo necessário para concluir as atividades, associam as atividades às datas do cronograma e por fim verificam se o andamento dos trabalhos está de acordo com o cronograma.

Os processos dessa área são:

• Definir atividades;

• Sequenciar as atividades;

• Estimar os recursos da atividade;

• Estimar as durações de atividade;

• Desenvolver o cronograma;

• Controlar o cronograma.

2.3 ÁREAS DE CONHECIMENTO – CUSTO

Está área descreve os processos envolvidos em planejamento, estimativa, orçamento e controle de custos, de modo que o projeto termine dentro do orçamento aprovado.

Os primeiros dois processos são de planejamento e temos que os processos nesta área de conhecimento determinam o custo de cada atividade levando em consideração o recurso alocado na atividade além dos períodos de trabalho que o recurso estará trabalhando na atividade, determinam que os custos de cada atividade sejam somados a fim de gerar uma linha de base de custos e acompanham a execução para verificar se as coisas estão ocorrendo conforme o orçamento definido.

Os processos dessa área são:

• Estimar custos;

• Determinar o orçamento;

• Controlar custos.

2.4 ÁREAS DE CONHECIMENTO – QUALIDADE

Esta área descreve os processos envolvidos na garantia de que o projeto irá satisfazer os objetivos para os quais foi realizado.

Os processos dessa área de conhecimento determinam padrões ou normas de qualidade que devem ser seguidos durante o projeto, realizam a auditoria da qualidade, ou seja, se o trabalho esta sendo seguido conforme foi planejado tentando impedir um produto ruim, e garantem que o que está sendo entregue está de acordo com os padrões e normas pré-definidos.

Os processos dessa área são:

• Planejar a qualidade;

• Realizar a garantia da qualidade;

• Realiza o controle da qualidade.

2.5 ÁREAS DE CONHECIMENTO – RECURSOS HUMANOS

Esta área descreve os processos que organizam e gerenciam a equipe do projeto. Os processos dessa área têm como objetivo determinar os tipos de perfil dos profissionais, além da hierarquia desses profissionais e quem é responsável pelo o que no projeto quando ele estiver em execução, determinam como mobilizar as pessoas que foram requisitadas no projeto, se preocupa com o treinamento da equipe além da integração e geração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com