TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Padronização De Medicamentos Em Hospital Privado

Trabalho Escolar: Padronização De Medicamentos Em Hospital Privado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  918 Palavras (4 Páginas)  •  636 Visualizações

Página 1 de 4

Importância e Eficácia da Padronização de Medicamentos em Hospital Privado

Resumo

Segundo GOMES E REIS (2001), padronização visa racionalizar e analisar um problema que transcende o aspecto logístico da área da saúde discutindo suas implicações para qualidade,segurança e custo da assistência. Apenas os produtos inclusos na relação de medicamentos padronizados são adquiridos de forma programada pelo hospital, padronização essa feita pela Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT) que é uma excelente estratégica adotada por vários hospitais de países desenvolvidos, como instrumento para que o gestor possa tomar decisões baseada em diretrizes estabelecidas. O papel da CFT,além de selecionar e padronizar,promover também a promoção do uso racional de medicamentos. Dessa forma as escolhas dos medicamentos para a padronização são feitas com relevância em saúde pública, evidência da eficácia, segurança e custo favorável. As decisões para essa padronização de medicamentos devem ser pautadas nos princípios da medicina baseada em evidências que utiliza a metodologia científica e clínica, com objetivo de oferecer a melhor informação para tomada de decisões. A padronização ressalta a o número de medicamentos em estoque, aumenta o controle e agilidade na dispensação e facilitando assim a distribuição e o uso de doses nas prescrições médica.

Palavras chaves: Gastos;Estoque;Medicamentos.

Introdução

Segundo GOMES e REIS (2001), padronizar é estipular para cada patologia um determinado medicamento, para aperfeiçoaroatendimento ao paciente, a qualidade do fármacoterapia, a garantia de segurança e a administração dos medicamentos reduzindo as reações adversas, a disciplina do receituário uniformidade da terapêutica, redução nos custos sem prejuízo à efetividade no tratamento, redução nos estoques qualitativos, assim como a simplificação das rotinas de aquisição, armazenamento, dispensação e controle.

A padronização dos medicamentos terá o valor que se destina quando respeitar os procedimentos a adesão profissional, quando o processo tiver cunho multiprofissional com co-autores e responsáveis pela sua confecção.

O serviço de farmácia deve ter estrutura administrativa técnica e literatura medica regulamentada sobre o uso dos medicamentos.

Faz parte da padronização a Comissão de Farmácia e Terapêutica. O consumo médio dos medicamentos para o tratamento da maioria das enfermidades tratadas no hospital, os protocolos e as normas para as praticas clinicas, as terapias relacionadasás patologias tratadas no hospital são da analise dos dados coletados para confeccionar a lista dos medicamentos terapêuticos do hospital.

Existem publicados regulamentações importantes que influenciam diretamente o farmacêutico na padronização hospitalar, nos processos de aquisição e qualificação de fornecedores, que devem ser conhecidas e aplicadas pelo farmacêutico, que é o responsável por garantir o uso racional dos medicamentos.O farmacêutico deve treinar e orientar o profissional da equipe de saúde em relação ás prescrições, manipulações, diluições e compatibilidade dos produtos padronizados, orientar sobre reações de medicamentos e efeitos colaterais.

EncaminhamentoMetodológico

Trata-se de uma pesquisa bibliográfica baseada em livros, artigos e matérias disponibilizados na internet. Foram consultadas referências bibliográficas entre os anos 2001 a 2012.A padronização de medicamentos é um processo contínuo, multidisciplinar e participativo que pretende assegurar a população o acesso aos fármacos mais necessários a um determinado nível de assistências, assegurando a eficácia,segurança, qualidade e custo, é impulsionar o uso racional dos mesmos SFORSIN et al (2012).

Desenvolvimento

Para SFORSIN et al (2012), padronização de medicamentos é um processo dinâmico,continuo,multidisciplinar e participativo, tem como objetivo escolher dentre todos os itens fornecidos os critérios de eficácia,segurança,qualidade e custo,propiciando condições para o uso seguro e racional de medicamentos necessários para a utilização na instituição. Para a implantação de seleção é necessária à conscientização da equipe de saúde, a designação da Comissão de Farmácia e Terapêutica o análise da assistência e infraestrutura de tratamento existente no hospital, definições dos critérios de seleção e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com