TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Panorama econômico e financeiro do Brasil

Tese: Panorama econômico e financeiro do Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  Tese  •  2.685 Palavras (11 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 11

O panorama econômico-financeiro do Brasil, é considerado um panorama otimista, levando em consideração, que nenhum pais cresceu tanto como o Brasil, no decorrer de duas décadas entre 1961 a 1980. Com destaque, no período de 1968 a 1973, o Brasil viveu o chamado Milagre Econômico(crescimento acelerado da Indústria), que gerou empregos não-qualificados e ampliou a concentração de renda. O PIB chegou a crescer 14,0%. Na década de 80, entretanto, ficou para a historia como a famosa década perdida, com aumento da inflação, do desemprego, da divida externa, da queda de renda e com o pagamento de juros da divida externa, entre outros

Quanto as dimensões e desigualdades socioeconômicas, podemos dizer , que esta se dá pela má distribuição de renda existente em nosso pais. A distribuição de renda pode ser vista de várias formas, tais como: Distribuição setorial de renda, que representa a participação de cada setor da economia, que estão subdivididos em – Setor primário: composto pela exploração de recursos da natureza (agricultura, mineração, pesca, pecuária, extrativismos vegetal e caça) – Setor secundário: Que é o setor da economia, responsável em transformar as matérias-primas (produzidas pelo setor primário) em produtos industrializados (roupas, máquinas, automóveis, alimentos industrializados, eletrônicos, etc) – Setor terciário: setor econômico relacionado aos serviços. Os serviços, são produtos não matérias em que pessoas ou empresas, prestam a terceiros para satisfazer determinadas necessidades (comércio, educação, saúde, telecomunicações, serviços de informática, seguros, transporte etc).

O setor terciário, gera mais

de 50% da renda nacional. O setor secundário, gera aproximadamente de 35 a 40% e o setor primário, aproximadamente 10%.

Em se tratando da desigualdade das regiões brasileiras, vemos que a região Sudeste, responde por aproximadamente 42% da população brasileira e quase 60% da renda. A região Nordeste, por aproximadamente 30% da população e menos de 15% da renda. Já as regiões Norte e Centro Oeste, respondem por aproximadamente 10% da renda nacional.

A economia brasileira viveu vários ciclos ao longo da Historia do Brasil. Em cada ciclo, um setor foi privilegiado em detrimento de outros, e provocou sucessivas mudanças sociais, populacionais, políticas e culturais dentro da sociedade brasileira.

1º Ciclo econômico: Extração do pau-brasil (séc. XV).

2º Ciclo econômico: Plantio de cana-de-açucar, utilizada na Europa para a manufatura de açúcar em substituição è beterraba. Este ciclo adotou o latifúndio como estrutura fundiária e a monocultura como método agrícola(séc. XVI).

3º Ciclo econômico: Metais preciosos – ouro, prata, cobre, diamante, esmeralda, rubi – (séc. XVII e XVIII).

O chamado desenvolvimentismo (ou nacional-desenvolvimentismo) foi a corrente econômica que prevaleceu nos anos 1950, do segundo governo de Getúlio Vargas até o regime militar, com especial ênfase na gestão Juscelino Kubitschek.

Um produto impulsionou a economia de exportação (desde a década de 70). A soja, na forma de grãos, tendo como principais mercados a Ásia e os EUA. O modelo adotado para o plantio da soja, foi a monocultura extensiva e mecanizada. Isto provocou desemprego no campo e altos lucros para um novo setor (agro-negócio)

A Economia é o estudo da maneira como os homens e a sociedade decidem, com ou sem a utilização do dinheiro, empregar recursos produtivos escassos, que poderiam ter aplicações alternativas, para produzir diversas mercadorias ao longo do tempo e distribuí-las para consumo, agora e no futuro,entre diversas pessoas e grupos da sociedade. A Economia analisa os custos e osbenefícios da melhoria das configurações de alocação de recursos.

O maior problema ecônomico é a escassez. O economista ''Lionel Robbins'' propõe que, a economia lidaria com o comportamento humano enquanto condicionado pela escassez dos recursos: ''a economia trata da relação entre fins e meios (escassos) disponíveis para atingi-los. Deste modo, o foco da ciência econômica consistiria em estudar os fluxos e meios da alocação de recursos para atingir determinado fim, qualquer que seja a natureza deste último. Segundo os economistas austríacos, especialmente Mises, a economia seria a ciência da ação humana proposital para a obtenção de certos fins em um mundo condicionado pela escassez''. Ou seja, ciência econômica procura resolver o problema da escassez, atribuindo um grau de importância a cada necessidade e sugerindo a canalização dos recursos para a satisfação das necessidades mais urgentes. Um indivíduo deve satisfazer suas necessidades. Porém, o alimento cotidiano e o lazer não têm a mesma importância.Por escassez entende-se a situação em que os recursos são limitados e podem ser utilizados de diferentes maneiras, de tal modo que devemos sacrificar uma coisa por outra. A seguir, apresentam-se situações de escassez comum no dia-a-dia, limitados x necessidades ilimitadas : Uma quantidade limitada de recursos (dinheiro) para consumir alimentos ofertados nos supermercados exige a escolha entre acompra de determinadas mercadorias (comprar unidades a mais de umproduto e a menos de outro).

Como o mercado, essa imensa e confusa teia de indivíduos e empresas,determina a alocação dos recursos da sociedade?Para responder a esta pergunta, teremos de esclarecer as atividades domercado e descobrir em seu fluxo um padrão qualquer que nos permitacompreender como ele funciona.Alguns elementos são necessários para que haja produção. Chamamos de fatores de produção os seguintes elementos básicos:

Recursos Naturais: são os recursos obtidos da natureza e que vãoser transformados através da indústria: ferro, madeira, petróleo, terras,etc.

Trabalho: é a colaboração da energia humana, manual ou intelectual,no processo de produção.

Capital: é tudo aquilo que é fruto de poupança e que vai aumentar aprodução.Na verdade, existe um padrão. Se olharmos para o fluxo de mercado,observamos que os participantes não são iguais.Um grupo de participantes consiste de indivíduos, como nós, que entramno mercado como compradores.

Recursos naturais:terras cultiváveis, florestas e matérias-primas.

TRABALHO: operários,técnicos,engenheiros,comerciantes e profissionais liberais.

CAPITAL: dinheiro,maquinário,ferramenta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com