TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Panorama moderno, evolução e tendências no movimento de responsabilidade corporativa no Brasil

Trabalho acadêmico: Panorama moderno, evolução e tendências no movimento de responsabilidade corporativa no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  6.479 Palavras (26 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 26

1. INTRODUÇÃO

A responsabilidade social das empresas vem sendo amplamente discutido bem como divulgado pela mídia nos últimos anos. Entre os fatores que explicam a repentina valorização desse assunto está o fato de que, ao assumirem uma responsabilidade mais ampla pelo conjunto da sociedade, as empresas suprem necessidades comunitárias que não estavam sendo satisfeitas pelo Estado. O que todos esperam das empresas é uma postura mais comprometida com o desenvolvimento sustentável do País, envolvendo-se na proteção do meio ambiente, redução da pobreza e aumento da expectativa de vida da população, proporcionando um crescimento na qualidade da vida.

Atualmente percebemos uma variação de entendimentos em relação ao termo responsabilidade social, algumas mais notáveis, como a confusão entre uma ação socialmente responsável com uma tipicamente filantrópica, outra discussão é diferenciar os tipos de impactos e seus efeitos distintos sobre as partes interessadas.

O tema responsabilidade social tornou-se conhecido no Brasil a partir de 1965, através da “Carta de Princípios da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas”. No entanto, foi somente a partir dos anos 80 introduzido em uma pequena parcela de empresas que atuam no Brasil, passando a institucionalizarem em discursos relacionados a questões sociais e ambientais. Com a introdução no ambito empresarial, começaram a surgir importantes fundações, tendo como foco a questão da ética, em particular o chamado comportamento éticoe responsável com a sociedade.

O objetivo deste trabalho é apresentar o panorama contemporâneo, a evolução e tendências do movimento responsabilidade corporativa no Brasil, o desenvolvimento sustentável, com ênfase na análise da fase atual.

2. RESPONSABILIDADE SOCIAL.

O mundo contemporâneo possui um modelo de crescimento econômico que tem provocado enormes desequilíbrios. Por um lado, nunca houve tanta riqueza e fartura no mundo, por outro lado, a miséria, a degradação ambiental e poluição aumentam a cada dia. Neste contexto começam a surgir necessidade de mudança nas formas de pensar, de agir e fundamentalmente na mudança de valores, sendo evidente que o caminho terá de ser o do desenvolvimento sustentável.

Há vários fatores que contribuíram para a expansão do interesse sobre a Responsabilidade Social nas Empresas, um deles é a globalização que, pela facilidade de transporte e comunicação que existe, permite que indivíduos e organizações tomem facilmente conhecimento sobre a forma como outras organizações, mesmo próximas ou distantes, desenvolvem a sua atividade. Isto permite que as organizações aprendam novas formas de agir e resolver problemas. Permite também que as empresas fiquem mais sujeitas a uma avaliação por parte da sociedade, tornando que politicas ou práticas seguidas pelas empresas em diferentes sítios, possam ser facilmente comparadas.

O tema acima deve ser encarado como um meio para atingir o desenvolvimento sustentável da sociedade e dasgerações. Isto significa que, essencialmente, as empresas têm de integrar em suas operações, preocupações com o impacto econômico, social e ambiental que tem na sociedade. Neste âmbito, alguns autores abrangem sete áreas: governo das organizações, direitos humanos, práticas laborais, ambiente, práticas operacionais, consumidores, envolvimento da comunidade / desenvolvimento da sociedade.

A ideia que as empresas não devem prestar contas somente aos seus acionistas como também a um grupo de partes interessadas ou influentes no negócio, é outro importante aspecto da responsabilidade social. A responsabilidade social também é definida pela sua forma de gerir um negócio com base na identificação e consideração dos impactos de suas atividades em todos os agentes envolvidos, sejam eles concretos, ou seja, trabalhadores, consumidores, fornecedores e sociedade, ou nos meios abstratos, ambiente, comunicação, futuro etc.

Uma das tarefas das organizações é identificar esses agentes e trazê-los para o dia a dia dos negócios, além de buscar maneiras de determinar, mensurar e divulgar os impactos das suas atividades sobre esses agentes. Como é impossível identificar e comprometer-se com todos interessados, as empresas buscam parcerias com organizações não governamentais, que geralmente representam alguns desses grupos, de forma a compartilhar ideias e interesses afins.

Em resposta à pressão social por mais transparência, as empresas começaram a publicar o chamado balanço social.

“O balanço socialfoi o primeiro passo para a criação de padrão de relatórios de sustentabilidade aceitos em todo o mundo. Atualmente, o que reúne maior numero de organizações é o Global ReportingIntiative, adotado por mais de quatrocentas empresas em cerca de quarenta países”.1

A visão contemporânea de responsabilidade social caracteriza-se pela implementação de iniciativas que não são impostas por lei, mas adotadas voluntariamente pelas organizações.

3. EVOLUÇÃO DAS PRÁTICAS E CONCEITOS.

Nos dias atuais, enfrentamos problemas sociais, econômicos e ambientais que se entendem por todo o globo. Poluição e degradação ambiental, pobreza e desigualdade na distribuição de renda, precárias condições de trabalho em muitos países, entre outros fatos. Por outro lado, há maior clareza a respeito de tais problemas e da necessidade de se criar soluções que transformem essas realidades locais. Ações positivas que, através de um contexto global favorável, possam se replicadas sempre que forem necessárias a cada sociedade.

Embora o conceito de responsabilidade social tenha surgido no século XX, podemos notar ações semelhantes nos séculos anteriores, como a ação dos Ingleses que deixaram de comprar açúcar produzido no Caribe porque este provinha de trabalho escravo, segundo relatório da ISO2.

O crescimento de práticas socialmente responsáveis começa a ocorrer a partir do fim da Segunda Guerra mundial. As Nações Unidas tiveram grande participação na criação de novosprincípios de direitos humanos, adotando em 1948 a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que sustenta que “todo indivíduo tem a responsabilidade de se esforçar pela promoção do respeito aos direitos individuais e a liberdade3.” São instrumentos que buscam garantir cidadania universal, mas funcionam complementarmente às leis sociais vigentes em cada país.

Com início

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.5 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com