TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pao De açucar

Trabalho Universitário: Pao De açucar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  8.283 Palavras (34 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 34

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬__________________________________________________4

1. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA¬¬¬___________________________________5

2. ESTUDO DE CASO___________________________________________22

2.1 PERFIL DA ORGANIZAÇÃO___________________________________22

2.1.1 APRESENTAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO_________________________22

2.1.2 PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS UTILIZADOS____________________25

2.1.3 PRINCIPAIS MERCADOS E RAMO DE ATUAÇÃO________________26

2.1.4 ORGANIZAÇÕES DISTRIBUIDORES__________________________26

2.1.5 PRINCIPAIS CONCORRENTES______________________________26

2.1.6 PRINCIPAIS FORNECEDORES ______________________________26

2.1.7 ORGANOGRAMA, NUMERO DE FUNCIONARIOS _______________27

2.2 DADOS DA ORGANIZAÇÃO__________________________________ 28

2.2.3 TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO_______________________29

SUGESTÃO DE MELHORIA _____________________________________36

CONSIDERAÇÕES FINAIS ______________________________________37

BIBLIOGRAFIA _______________________________________________38

INTRODUÇÃO

As Atividades Práticas Supervisionadas constituem-se em um meio ou instrumento pedagógico para o aprimoramento da aprendizagem via interdisciplinaridade: integração e relacionamento dos conteúdos de disciplinas que compõem os semestres do curso e práxis: integração teoria e prática por meio da aplicação do conhecimento adquirido em sala de aula à realidade

Este trabalho tem como ênfase mostrar os processos e atividades realizadas na empresa Pão de Açúcar conforme as informações obtidas em sala de aula e no conceito da Gestão de pessoas.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Conceito de Administração de Recursos Humanos e sua evolução no ambiente Organizacional.

A administração de Recursos humanos tem como objetivo a pratica de políticas necessárias para condução de aspectos relacionados às pessoas que trabalham em determinadas organizações, impactam positivamente no desempenho empresarial, pois contribuem com o desenvolvimento de competências e habilidades dos funcionários, contribuem com a adaptação de funcionários desenvolvendo seu potencial, com aumento de motivação (disponibilizando um ambiente amigável e confiante), em manter os funcionários comprometidos, aqueles que não demonstram comprometimento com a empresa, este departamento o encorajaa abandoná-la, pois a área de Recursos Humanos é muito importante para manter o equilíbrio entre empresas/organização e funcionários.

CHIAVENATO enfatiza, inclusive, a importância da área nos últimos anos, mencionado que: “A Gestão de Pessoas tem sido a responsável pela excelência de organizações bem-sucedidas e pelo aporte de capital intelectual que simbolizam, mais do que tudo, a importância do fator humano em plena Era da Informação”.

Alguns anos atrás o modelo de gestão utilizado em grande parte das organizações era burocrático e ultrapassado, com ênfase em atingir metas, gerar lucros e produtividade, por isso o foco era produção em massa.

Os gestores delegavam funções para serem executadas sem que os funcionários tivessem espaço para se manifestar ou aprimorar sua intelectualidade, gerando então a desmotivação. As escalas hierárquicas e verticalizadas acabavam centralizando os problemas e responsabilidades para o gestor que respondia apenas a uma área da empresa, sem que houvesse trabalho em equipe e relação interpessoal entre os demais setores, ocasionando o descomprometi mento da integração.

Mas no século XX a administração ganhou espaço, sofrendo influencia de filósofos como Platão, Sócrates e Aristóteles. Naquela época as organizações eram menores e em maioria trabalhavam por conta própria, portanto não se trabalhava com um modelo de gestão complexo para administrar os negócios, pois os integrantes faziam parte da própria família, Contudo, os anos se passaram e acompanhados de mudanças, foi possível identificar que as necessidades continuavam as mesmas, ou seja, fazer com que os negócios expandissem e gerassem lucro. Com essas mudanças, as empresas perceberam que seria necessário renovar o modelo de gestão, então surgiu à administração de Recursos Humanos, no contexto da Revolução Industrial, para medir e reduzir conflitos entre pessoas e organizações, elaborando estratégias para motivação, desenvolvimento pessoal e profissional dos funcionários, se focando na missão, valores e visão de futuro da empresa, a partir desta concepção os funcionários (antes chamados de empregados) passaram a ser vistos como colaboradores pela ajuda e competência para atingir os objetivos da empresa.

Assim surge a Gestão de Pessoas que na visão de Vergara (1999, p. 09) “é um tema de maior importância. Primeiro porque é no interior das empresas que passamos a maior parte de nossas vidas. Segundo porque as empresas podem ser tudo, mas nada serão se não houver pessoas a definir a visão e o propósito (...)”.

No mesmo contexto, Claus Möller (apud CHIAVENATO, 1997, p. 110), diz que: “deve-se colocar os funcionários em primeiro lugar, para que eles façam o mesmo com os clientes”

As mudanças decorrentes da atuação dos recursos humanos podem ser visualizadas no quadro abaixo:

ANTIGO ATUAL

Muitos níveis hierárquicos Poucos níveis hierárquicos

Todos os funcionários da empresa Colaboradores terceirizados e autônomos

Crescimento conforme demanda Possibilidade de crescimento rápido

Remuneração fixa Participação nos resultados

Leque de benefícios Bônus em espécie

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59.4 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com