TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fusão Casas Bahia E pão De açucar

Trabalho Universitário: Fusão Casas Bahia E pão De açucar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2013  •  3.576 Palavras (15 Páginas)  •  1.177 Visualizações

Página 1 de 15

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 6

2. REFERENCIAL TEORICO 7

2.1. EVOLUÇÃO DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO 7

2.2. TEORIAS DO TRABALHO 8

2.2.1.1. VISÃO DA SOCIEDADE CAPITALISTA PARA EMILE DURKEIM8

2.2.1.2. VISÃO DA SOCIEDADE CAPITALISTA PARA MAX WEBER 8

2.2.1.3. VISÃO DA SOCIEDADE CAPITALISTA PARA KARL MARX 8

2.2.2.1. ANOMIA (DURKEIM) 9

2.2.2.2. RACIONALIZAÇÃO (WEBER) 9

2.2.2.3. ALIENAÇÃO ( MARX) 10

2.2.3.1. TEORIAS MARXISTAS 10

2.2.3.2. TEORIAS WEBERIANAS 11

2.2.3.3. TEORIA POSITIVISTA NA ATUALIDADE 11

2.3. CONCEPÇÃO DO HOMEM NA IDADE MODERNA 11

2.4. NIVEL DE LINGUAGEM 11

3 PESQUISA - APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DE RESULTADOS 12

4 CONCLUSÃO 18

5 REFERÊNCIAS 19

INTRODUÇÃO

Teoria da Administração, essa tarefa consiste em interpretar os

objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional por meio do planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados, em todas as áreas e níveis da organização a fim de alcançar os objetivos pretendidos.

É o processo de planejar, organizar, dirigir, e controlar que promove

o bom uso dos recursos. Essa cadeia de entendimento se iniciou com a ênfase nas tarefas (atividades executadas pelos operários em uma fábrica), através da Administração Científica de Taylor, a seguir a preocupação básica passou para a ênfase na estrutura, com a estrutura clássica de Fayol, e com a teoria da burocracia de Weber, seguindo-se mais tarde com a teoria estruturalista.

A reação humanística surgiu com a ênfase nas pessoas, por meio da

teoria das relações humanas, mais tarde desenvolvida pela teoria comportamental e

pela teoria do desenvolvimento organizacional. A ênfase no ambiente surgiu com a teoria dos sistemas, sendo completada pela teoria da contingência, desenvolvendo esta, a ênfase na tecnologia, tomando por uma visão geral: tarefas; estrutura; pessoas; ambiente e tecnologia.

Esse trabalho me possibilitou entender melhor as teorias da administração e as demais disciplinas pesquisadas e estudadas para esse trabalho, me mostrou o quanto cada uma dessas disciplinas é importante para mim e para qualquer futuro administrador.

1 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1. EVOLUÇÃO DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO.

Diante das mudanças e incertezas que passamos hoje, administração tornou-se uma das áreas mais importantes da atividade humana e vem sendo a chave para solucionar problemas atuais. Sabemos que a realidade das organizações de hoje são muito diferentes das do passado. Esse fato nos leva a refletir sobre a necessidade de nos prepararmos e de sabermos fazer a aplicação corretas dos princípios e técnicas.

Organizações, vem procurando administradores especializados e com competências diversas, daí a necessidade de ter habilidades.

As habilidades do administrador é algo que constantemente

muda, e essa mudança é de acordo com as exigências das endógenas e exógenas. Podemos dividir as habilidades em três tipos de acordo com Robert Kantz; habilidade técnica, habilidades humanas e habilidades conceituais. Habilidades técnicas esta ligado ao conhecimento, métodos, técnicas e equipamentos para aplicação na execução das do serviço. Habilidades humanas é a capacidade de relacionar com pessoas motivando-as no dia a dia. Habilidade conceitual é a busca de uma visão ampla onde o administrador vai descrever os objetivos futuros da empresa.

A partir do século XIX começou a ser estudado teorias da administração como meio de melhorar processos de produção nas indústrias. Na teoria cientifica o trabalhador passa a executar tarefas repetitivas, e por isso ele tem pouco valor por ser fácil a sua substituição. Na teoria clássica o ser humano trabalha dentro de uma organização burocrática, e essa organização

relaciona com outra organização sendo o trabalhador uma parte desse sistema. Já na teoria das relações humanas, teoria comportamental, teoria do desenvolvimento organizacional são teorias que deu mais ênfase no comportamento do ser humano quanto os seus sentimentos e sua capacidade de produzir perante fatores emocionais.

.

2.2. TEORIAS DO TRABALHO

2.1.1.1. VISÃO DA SOCIEDADE CAPITALISTA PARA EMILE DURKEIM.

Emile Durkeim não foi o primeiro a desenvolver a idéia de sociologia, mas ele e o responsável por transformar-la em ciência. Durkeim dedica a posicionar a sociologia como objeto de estudo o fato social, Ele afirma que o indivíduo sofre uma coerção exterior, e esta tem existência própria independente das manifestações próprias.

Para analisar o social, Durkheim inspirou-se no positivismo, isto é, analisou a sociedade de forma objetiva, olhando o fato como se fosse um objeto, descrevendo o seu funcionamento de forma imparcial, neutra. Através dessa análise, procurou provar que os fatos sociais independem daquilo que pensa ou faz cada indivíduo em particular, provando assim, que os mesmos têm existência própria.

2.2.1.2. VISÃO DA SOCIEDADE CAPITALISTA PARA MAX WEBER

Weber demonstra interesse em estudar a sociedade capitalista dando foco em como as idéias, valores e crenças influenciam as mudanças sociais. A ação social e sua interpretação é o seu objeto de estudo. Esse objeto de estudo é entendido como uma ação, e toda ação de um sujeito tem é explicada por conduta de outros sujeitos.

2.2.1.3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com