TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paper Sobre Sexualidade Humana

Exames: Paper Sobre Sexualidade Humana. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2014  •  756 Palavras (4 Páginas)  •  1.422 Visualizações

Página 1 de 4

SEXUALIDADE HUMANA

Edineia Gonçalves de Azevedo Muniz

Prof.Liane Koffke

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Pedagogia (PED 1078)-Prática de Ensino Módulo I

RESUMO

O tema sexualidade pode ser considerado como assunto polêmico em nossa cultura. Em função das tradições religiosas que houve no descobrimento do Brasil, o tema sexualidade foi mantido distante dos assuntos explicados em sala de aula. A maneira com que este tema é abordado em sala de aula, tem fomentado o preconceito sobre a educação sexual. As diferenças no próprio corpo e no corpo do outro podem despertar curiosidades que levam carícias e descobrir o prazer que o sexo representa. Contudo, se faz necessário que o professor ensine sobre sexualidade de forma segura e ir além dos tabus. Assim, será abordado neste trabalho o conceito sobre sexualidade e anatomia, focalizando em como lidar com a sexualidade infantil. Esperamos que este trabalho contribua para autoanálise e prática do educador que participa na fase inicial de instrução das crianças.

Palavras-chave: Sexualidade, Crianças e Diferenças.

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho buscamos apresentar o preconceito que ainda existe nas escolas brasileiras e no ambiente familiar, pois é nas brincadeiras que as crianças começam a simular papéis que irão desempenhar quando crescerem.

Podemos identificar que as escolas ainda incentivam divisão de papéis conforme o sexo, dizendo o que é próprio para a menina ou próprio para o menino, ou que menina deve brincar de carrinho e menina brincar de boneca, contribuindo para uma sociedade machista.

Este trabalho tem como objetivo esclarecer o conceito sobre sexualidade, as mudanças do corpo conforme o crescimento e a importância de conhecer a sexualidade na infância. Como ocorre dificuldades pessoais no ambiente familiar ou escolar, devido o rótulo de tabu, faz parte do currículo escolar tirar dúvidas sobre as partes e funções do corpo humano, e não ensinar como fazer sexo. Pois grande parte dos valores pessoais é a escola que garante.

5 MANEIRAS DE RESPONDER LUDICAMENTE SOBRE SEXUALIDADE PARA AS CRIANÇAS

Para explicar sobre a sexualidade infantil, é necessário entender a história na infância, relacionado com a cultura seguida pela família. Geralmente é a mãe que inicia o assunto dando base para os filhos sentir confiança ao fazer perguntas sobre a mudança do corpo, isso também envolve a questão sobre higiene.

A sexualidade é vivida desde que nasce, através da amamentação, assim a curiosidade é despertada por tocar o corpo ou ser tocado. Na fase de alfabetização, a criança tem a visão de algo puro ou inocente quando se fala sobre sexualidade.

Querer olhar os próprios órgãos ou ver os órgãos dos amiguinhos é comportamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com