TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Para Escrever Bem

Trabalho Escolar: Para Escrever Bem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 3

Para escrever bem, seguem as dicas:

1. Seja objetivo, direto. Sem enrolação.

2. Conhecer quem é seu leitor. Siga um roteiro como se o leitor tivesse conhecimento mediano. E se for informal utilize de comparações, imagens e humor para explicar o conteúdo do seu texto.

3. Desenvolva sua forma de escrever de acordo com seu entendimento e conhecimento do assunto

4. Seja específico: use números (medidas, estimativas, estatísticas...) para precisar seu raciocínio; evite generalidades e lugares comuns; tome cuidado com conclusões mais gerais, assuma conclusões mais específicas; evite opiniões extremas ou tendenciosas; apresente definições claras dos termos usados ou fontes das informações que foram utilizadas; caso haja fontes de erro é necessário quantifica-las; escreva após obter um conhecimento suficiente sobre o tema ; evite apresentar mais informação que necessário que justifique seu argumento; numa apresentação oral deve ser apresentado somente o que mais captar o interesse da audiência.

5. Respeite os seguintes pontos: clareza, objetividade, completude, coerência, honestidade, ordem, rigor, versatilidade.

6. Respeite as seguintes regras:

a. Quanto à forma: use a voz ativa; escreva no presente, escreva pela positiva, use linguagem específica e direta, mantenha próxima palavras relacionadas, seja conservador, use itálico para destacar nome e expressões estrangeiras, evite o uso do parêntesis, use frases curtas sem exagero, o modo verbal deve conjugar com o sujeito.

b. Quanto ao conteúdo: evite aliteração, evite jargão técnico, evite estrangeirismos, explique o significado de imediato qualquer símbolo ou equações inseridas no texto, não seja redundante, evite expressões idiomáticas, frases feitas, clichês, citações, generalizações, coloquialismos e questões retóricas, seja modesto.

7. Ajude o leitor:

a. Decida o que o leitor precisa saber:

i. O essencial da escrita é centrado na fundamentação de algo novo, na interpretação dos resultados e nas conclusões e implicações do trabalho realizado.

ii. Se estiver escrevendo um artigo de revisão deve elaborar sobre todos os detalhes do tema, incluindo um breve levantamento histórico.

iii. Num trabalho de investigação deve centrar-se no que descobriu de novo e remeter para a literatura tudo o que for relevante mas já conhecido.

iv. Pergunte-se: Se der meu trabalho a um especialista, este irá compreendê-lo?

v. Justifique as afirmações não óbvias.

vi. Embora a escrita deva ser concisa, a inteligibilidade(fácil compreensão, que é fácil de entender) do texto deve ser o critério supremo.

b. Como começar:

i. Diga logo no início o que fez e a que conclusões chegou.

ii. Esforce-se por captar a atenção, e o mais rápido possível.

iii. Evite frases que podem dar interpretações subjetivas, tais como:

1. Como é bem conhecido... (idéia de: eu penso)

2. É evidente que ... (idéia de: eu penso)

3. Talvez seja verdade que... (idéia de: não sei o que pensar)

4. Toda a gente sabe que... (idéia de: algumas pessoas pensam que)

5. Por razões óbvias.... (idéia de: eu não tenho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com