TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Para Se Elaborar Um Projeto De Pesquisa Torna-se Necessário O Preenchimento Dos Requisitos Da Redação Científica, A Qual Exige Clareza, A) Concisão E Cordialidade B) Coerência E Concisão C) Consistência E Informalidade D) Informalidade E Coerênci

Casos: Para Se Elaborar Um Projeto De Pesquisa Torna-se Necessário O Preenchimento Dos Requisitos Da Redação Científica, A Qual Exige Clareza, A) Concisão E Cordialidade B) Coerência E Concisão C) Consistência E Informalidade D) Informalidade E Coerênci. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2013  •  3.500 Palavras (14 Páginas)  •  5.464 Visualizações

Página 1 de 14

1 CONHECIMENTO, CIÊNCIA E PESQUISA

1.1 CONHECIMENTO

De forma genérica, o conhecimento pode ser conceituado como a apreensão intelectual de um fato ou de uma verdade, como o domínio (teórico ou prático) de um assunto, uma arte, uma ciência, uma técnica, etc.

1.2 TIPOS DE CONHECIMENTO E CRITÉRIOS DA CIÊNCIA

De acordo com a literatura, existem quatro tipos de conhecimento, a saber:

1 - Conhecimento Empírico (ou conhecimento vulgar, ou senso-comum)

Também conhecido como “vulgar”, o conhecimento empírico é o que todas as pessoas adquirem na vida cotidiana, baseado apenas na experiência da vida ou transmitida por alguém. Geralmente é o resultado de experiências de erro e acerto, sem observação metódica nem verificação sistemática. Pode também fazer parte das tradições de uma coletividade, passando de geração para geração.

Apesar de ser um nível inferior ao científico, o conhecimento vulgar não deve ser menosprezado, pois constitui a base do saber e já existia muito antes do homem imaginar a possibilidade da ciência.

Exemplo: A chave está emperrando na fechadura e, de tanto experimentarmos abrir a porta, acabamos por descobrir (conhecer) um jeitinho de girar a chave sem emperrar.

2 - Conhecimento Filosófico

O conhecimento filosófico tem por origem a capacidade de reflexão do homem e por instrumento exclusivo do raciocínio. Como a Ciência não é suficiente para explicar o sentido geral do universo, o homem tenta essa explicação através da Filosofia. Filosofando, ele ultrapassa os limites da Ciência – delimitado pela necessidade da comprovação concreta – para compreender ou interpretar a realidade em sua totalidade. Mediante a Filosofia estabelecemos uma concepção geral do mundo.

Tendo o homem como tema permanente de suas considerações, o filosofar pressupõe a existência de um dado determinado sobre o qual refletir, por isso apóia-se nas ciências. Mas sua aspiração ultrapassa o dado científico, já que a essência do conhecimento filosófico é a busca do “saber” e não sua posse.

Exemplo: "O homem é a ponte entre o animal e o além-homem" (Friedrich Nietzsche).

3 - Conhecimento Teológico

O Conhecimento Teológico é um conjunto de verdades a que os homens chegaram, não com o auxílio de sua inteligência, mas mediante a aceitação de uma revelação divina; tudo em uma religião é aceito pela fé; nada pode ser provado cientificamente e nem se admite crítica, pois o justo viverá pela fé. A revelação é a única fonte de dados. Também conhecido como conhecimento religioso, teológico ou místico, ele é baseado exclusivamente na fé humana e desprovido de método e raciocínio.

Exemplo: Acreditar que alguém foi curado por um milagre; ou acreditar em Duende; acreditar em reencarnação; acreditar em espírito etc.

4 Conhecimento Científico

É o conhecimento racional, sistemático, exato e verificável da realidade. Sua origem está nos procedimentos de verificação baseados na metodologia científica.

Desta forma, para que o conhecimento científico seja alcançado, faz-se necessário o uso do método científico que permite a confiabilidade e segurança dos resultados alcançados, devido às características de ser crítico, sistemático, lógico, abrangente passível de experimentação objetiva.

Na visão de Lakatos e Marconi (2001), o conhecimento científico apresenta as seguintes características: real, sistemático, objetivo, crítico, explicativel, racional, comunicável e verificável.

Exemplo: Descobrir uma vacina que evite uma doença.

5 CIÊNCIA

Segundo o dicionário Aurélio: “Ciência é o conjunto organizado de conhecimentos relativos a um determinado objeto, especialmente os obtidos mediante a observação, a experiência dos fatos e um método próprio”.

Logo é possível afirmar que ciência é um conjunto de informações sistematicamente organizadas e comprovadamente verdadeiras a respeito de um determinado tema. Contudo existem muitas maneiras de pensar, de organizar e de comprovar os estudos, dependendo do caminho que se segue (método).

Os objetivos da ciência podem ser apresentados como a melhoria da qualidade de vida intelectual e vida material. Para o alcance dos objetivos, são necessárias novas descobertas e novos produtos.

Os princípios da ciência podem ser classificados como: nunca absoluto ou final, pode ser sempre modificado ou substituído; a exatidão nunca é obtida integralmente, mas sim, através de modelos sucessivamente mais próximos; é um conhecimento válido até que novas observações e experimentações o substituam, (PRESTES, 2007).

6 PESQUISA

a) “Pesquisa, significa, de forma bem simples, procurar respostas para indagações propostas.” (SILVA E MENEZES, 2001)

b) “A pesquisa é uma atividade voltada para a solução de problemas, através do emprego de processos científicos.” (GIL APUD SILVA E MENEZES, 2001).

c) “Pesquisa designa o conjunto de atividades que têm por finalidade descobrir novos conhecimentos, seja em que área ou em que nível for”. (PRESTES, 2007).

6.1 Pesquisa Quanto ao Nível

 Pesquisa qualitativa

Pesquisa destinada ao estudo sobre o comportamento humano, portanto, seus métodos estão fundamentados na utilização de agrupamentos intuitivos, confrontações a conhecimentos e induções generalizadas.

 Pesquisa quantitativa

Pesquisa destinada à quantificação de opiniões, utilizando-se para isso, recursos e métodos estatísticos.

7 MÉTODOS DE PESQUISA

7.1 Métodos Científicos

Conceitos e Definições

É um conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição objetiva do conhecimento, de uma maneira sistemática.

Desta forma, destaca-se que o método científico representa o caminho que permitirá ao pesquisador atingir sua meta de forma rápida, precisa e, sobretudo, com segurança. Mas, para isso, faz-se necessário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com