TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paradigma do senso comum

Por:   •  19/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  702 Visualizações

Página 1 de 2

A matéria é interessante e nos auxilia e muito em diversas áreas, mas está muito confusa, textos se repetindo, explicações de temas diferentes misturados, criando uma verdadeira confusão!

A presente dissertação tem como propósito dar respostas que satisfação as questões criadas no paradigma do senso comum, a partir do estudo e apropriação reflexiva do texto científico de Catia Piccolo V. Devechi e Amarildo Luiz Trevisa, que aborda o referente assunto no meio das pesquisas qualitativas. Fez-se uma pesquisa, a fim de identificar   os possíveis fatores primordiais que fazem do senso comum obsoleto quando se trata de pesquisa.

  Para tanto, partiu-se de uma simples definição de senso comum.  O mesmo, de primeiro momento transpareceu o que se mostrava obscuro e de difícil entendimento.  Segundo Samuel Coleridge “ Senso comum num grau incomum é o que o mundo chama de sabedoria”, refutando o que muitos pensam ser verdades absolutas de um meio em que não há fundamentações científicas. Que torna de certa maneira, inviável afirmar que este é um método exploratório que se obtém respostas concretas e comprovadas.

    O artigo não tem como objetivo esfacelar o senso comum. Mas de certa forma desmistificar a imagem criada do mesmo, onde lhe é atribuído muitas vezes e por muitos como algum inquestionável. Anatole faz uma crítica dizendo “ : O senso comum diz-nos que a terra é imóvel, que o sol gira à sua volta e que os homens que vivem nos antípodas andam de cabeça para baixo.”  Deixando ainda mais claro a que ponto se pretende chegar.  Afirmando a ideia de que o senso comum instiga o ser humano a buscar respostas concretas, a pesquisar se tal fato é verídico. O que cria de certa maneira uma grande importância do mesmo para com a ciência. Mas o que ao mesmo tempo instiga o homem a evoluir mentalmente, faz com que se torne preconceituoso para tal mondo de explorar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (33.1 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com