TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paradigmas

Artigo: Paradigmas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2015  •  790 Palavras (4 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 4

Parte 3 – Teorias e Paradigmas - Atividades

Leia:

Paradigma do Facebook.

Nos dias atuais há a crença de que para ser “moderno” e estar dentro dos “padrões” os usuários de redes sociais devem fazer uso do Facebook.

Paradigma das empresas.

Muitas empresas fazem uso do ponto eletrônico e seguem o paradigma de que o horário do funcionário deve ser controlado pra que a empresa prospere. Porém este paradigma esta perdendo força. Como exemplo podemos citar a Google, uma empresa multimilionária que está mudando esse modelo. Lá os funcionários podem usar 20 % do seu dia para trabalhos pessoais, fazer exercícios físicos na empresa e até mesmo levar o cachorro para o trabalho. Segundo pesquisas este é o melhor ambiente de trabalho do mundo e os melhores engenheiros estão nesta empresa.

fonte: http://claudiatgs2012.blogspot.com.br/2012/04/exercicio-sobre-paradigma.html

Explique:

1) O que é um paradigma. R: Paradigmas são grandes teorias que orientam a visão de mundo do cientista. Uma mudança de paradigma pode representar uma alteração total na maneira como as pessoas vêm o mundo. De tempos em tempos surgem as anomalias, fenômenos que não se encaixam no paradigma.

Paradigma são valores e "preconceitos" que cada ser humano detêm em seu subconsciente, abaixo segue um texto que possa exempleficar melhor o que é ou como nasçe um paradigma.

2) Como se criam os paradigmas. R:O termo paradigma está intimamente relacionado à ciência e às revoluções científicas. O paradigma representa um guia, para análise e interpretação da natureza. É uma lente que ajuda o cientista a ver e compreender a natureza.

3) Dê um exemplo de um paradigma que não esteja relacionado com o texto lido acima. R: No Brasil a direção dos carros fica do lado esquerdo. Eis o nosso paradigma para isso. Na Inglaterra a direção fica do lado direito, ou seja, outro paradigma.

4) (UFSC - adaptado) Ao examinar um fenômeno biológico, o cientista sugere uma explicação para o seu mecanismo, baseando-se na causa e no efeito observados. Esse procedimento:

I. Faz parte do método científico.

II. É denominado formulação de hipóteses.

III. Deverá ser seguido de uma experimentação.

IV. Deve ser precedido por uma conclusão.

Qual a alternativa correta?

a) Somente as alternativas II e III estão corretas

b) As alternativas III e IV estão incorretas.

c) As alternativas I e IV estão corretas.

d) As alternativas I e II estão incorretas/ R: alternativa correta

e) Todas as alternativas estão corretas.

5) (FUVEST - adaptado)O tema “teoria da evolução” tem provocado debates em certos locais dos Estados Unidos da América, com algumas entidades contestando seu ensino nas escolas. Nos últimos tempos, a polêmica está centrada no termo teoria que, no entanto, tem significado bem definido para os cientistas. Sob o ponto de vista da ciência, teoria é:

(A) Sinônimo de lei científica, que descreve regularidades de fenômenos naturais, mas não permite fazer previsões sobre eles.

(B) Sinônimo de hipótese, ou seja, uma suposição ainda sem comprovação experimental.

(C)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com