TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paragrafo

Por:   •  7/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTÕES

1- Considerando a noção de parágrafo como postulado por GARCIA (2006), o que é parágrafo?

R- Segundo o autor Othon Moacir Garcia, o parágrafo é uma unidade de composição constituída por um ou mais de um período, em que se desenvolve determinada idéia central, secundárias, intimamente relacionadas pelo sentido e logicamente decorrentes dela, ou seja, consiste tipicamente de uma ideia, pensamento ou ponto principal que o unifica, podendo ter o mínimo em extensão e o máximo em compreensão, acompanhado por detalhes que o complementam.

a) Como o autor desmistifica a noção de parágrafo?

R- Dependendo, da natureza do assunto e sua complexidade, do gênero de composição, do propósito, das idiossincrasias e competência do autor, tanto quanto da espécie de leitor a que se destine o texto, pode haver diferentes tipos de estruturação de parágrafo. Em geral, o parágrafo padrão, é aquele de estrutura mais comum e mais eficaz, o que justifica que seja ensinado aos principiantes, consta, sobretudo na dissertação de duas e, ocasionalmente, de três partes: Introdução, desenvolvimento e conclusão.

b) Em que sentido o parágrafo é considerado por ele, importante?

R- Othon Moacir Garcia aponta a importância do parágrafo para escritor e leitor, onde para o escritor é de facilitar a organização das idéias, permitindo ao o leitor uma maior compreensão e acompanhamento do texto.

2- A partir do que foi estudado em sala de aula o que é, de fato, idéia central e secundária(s)?

R- Ideia central é o mais relevante, importante de um texto, necessária para o desenvolvimento da obra, é a explicação da situação, já as ideias secundárias, são detalhes adicionais, diversos pensamentos que ajudam a criar e reforçar o contexto, sem alterar seu significado.

3- Como diferenciar texto de hipertexto?

R- Texto é qualquer frase ou expressão que traga entendimento, ou seja, não pode ser uma frase inacabada, podendo ser escrito, mais elaborado ou oral, mais próximo do texto popular, transmitindo ideias e informações de modo geral, assim como símbolos, fotos, novelas, sinalizações, que também são consideradas formas textuais. O termo hipertexto foi criado por Theodore Nelson, na década de sessenta, para denominar a forma de escrita/leitura não linear na informática, sendo um texto suporte que acopla outros textos em sua superfície cujo acesso se dá através dos links que têm a função de conectar a construção de sentido, estendendo ou complementando o texto principal, são informações textuais combinadas com imagens, sons, organizadas de forma a promover uma leitura que não segue as regras de começo, meio e fim, possibilitando ao leitor livre escolha por onde começar e em que ordem seguir, tendo características a velocidade e acesso com precisão as informações complementares.

Fontes:

(CASTRO, O. M e CHRISTIANO, M.E.A. Do Texto ao Hipertexto in CASTRO, O. M e CHRISTIANO, M.E.A. e ROSA O. SILVA, Da Gramática ao texto. João Pessoa: Idéia, 2003.)

(GARCIA, Othon M. Comunicação em Prosa Moderna. FGV, Rio de Janeiro, 2010)

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE – UFCG

CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES – CFP

UNIDADE ACADÊMICA DE GEOGRAFIA – UNAGEO

CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA 2015.1

LÍNGUA

PORTUGUESA

ASSUNTO: PARÁGRAFO, TEXTO E HIPERTEXTO

PROFESSOR: DR. ONIREVES

ALUNO: ROGÉRIO LÚCIO ROLIM

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (132 Kb)   docx (302.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com