TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORMAS DE COMEÇAR UM PARÁGRAFO (iniciar Um Texto)

Trabalho Universitário: FORMAS DE COMEÇAR UM PARÁGRAFO (iniciar Um Texto). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  2.196 Visualizações

Página 1 de 2

COMO INTRODUZIR UM TEXTO?

Tradicionalmente, um texto é composto por uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão. A importância da introdução é flagrante, porque é ela que determina, entre outras coisas, o tom do texto, o encaminhamento do desenvolvimento e sua estrutura básica. Dessa forma, uma introdução não deve ser vista como um simples pretexto decorativo, mas como um primeiro compromisso que o autor assume com o restante do desenvolvimento. Ela segue diversos modelos, empregados segundo a finalidade do texto: declaração inicial; divisão; citação; alusão histórica; definição; proposição; interrogação; convite e suspense.

A declaração inicial é a introdução de tom neutro, normalmente desenvolvido pela explicação do que seus termos deixam ocultos ou pela justificativa do que se declara. Corresponde a qualquer frase que emite um juízo sobre um fato.

A divisão supõe a presença de dois ou mais termos. O desenvolvimento desse tipo de introdução se realiza ora pela análise dos elementos em conjunto, ora separadamente, ora pela análise progressiva e comparativa dos elementos.

A citação é um tipo de introdução que apresenta a opinião de alguém de destaque sobre o tema aludido pelo texto. Tal citação pode corresponder a uma intenção valorativa ou a uma intenção ilustrativa. No primeiro caso, pela importância do autor da citação, o texto se vê alçando a posição de mais peso, enquanto, no segundo caso, ela só está presente por servir de ponto inicial de análise do tema.

A alusão histórica representa um tipo de introdução em que um fato passado se relaciona de algum modo a um fato presente, servindo de ponto de reflexão ou pelas semelhanças entre eles, ou pelas diferenças. Normalmente, o desenvolvimento se realiza por uma evolução cronológica dos fatos a partir do momento histórico da citação, ora pelos pontos de semelhança, ora pelos traços de oposição, ora só como pretexto de comentários no presente.

A introdução por definição precede geralmente de textos científicos. Desenvolve-se pela explicitação dos termos que a compõem ou pelas consequências advindas do conhecimento científico.

A proposição lembra a introdução das grandes epopeias clássicas, em que normalmente o poeta declarava o seu objetivo maior ao fazer determinada obra. Nesse caso, o autor do texto explicita inicialmente seus objetivos; o desenvolvimento segue normalmente o mesmo tom didático que este tipo de introdução condicionava.

A introdução por interrogação supõe um desconhecimento real ou dialético. No caso do desconhecimento real, o desenvolvimento do texto pode apresentar uma resposta direta ou mais de uma resposta; no caso da interrogação puramente retórica (questionamento reflexivo) o texto geralmente se desenvolve pela análise do motivo da pergunta.

A introdução por suspense supõe alguma informação negada que, acrescida a certa passagem de tempo, faz aumentar a curiosidade do leitor diante do que vai ser exposto. É hoje bastante empregada com o objetivo de superar a apatia geral do leitor submerso numa montanha de palavras.

Qualquer que seja o tipo de introdução escolhida, não se deve perder de vista que uma introdução já é parte constante do texto e não mero preenchimento de espaço com fórmulas gastas e sem qualquer significado.

...

Baixar como  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »