TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paralisia Cerebral

Artigo: Paralisia Cerebral. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  848 Palavras (4 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 4

PARALISIA CEREBRAL

GUANAMBI-BA

2014

PARALISIA CEREBRAL

Trabalho apresentado à disciplina Metodologia Científica ao docente Maycon Reis como parte da avaliação da 1º unidade, apresentado pelos discentes Ester Guedes, Fábia Chaves, Fernanda Soares.

GUANAMBI-BA

2014

Revisão de Literatura

O termo Paralisia Cerebral descreve uma condição de ser, um estado de saúde com implicações que decorrem de danos ao Sistema Nervoso Central. A criança com Paralisia Cerebral geralmente não possui o controle completo dos músculos de seu corpo, o que leva a dificuldades motoras e incoordenação, que podem afetar desde seu desenvolvimento físico até sua fonação. Essas dificuldades variam desde graus mais leves, gerando perturbações sutis, quase imperceptíveis, até mais graves, com incapacidade para andar, falar e dependentes para atividades até mesmo cotidianas.

A paralisia cerebral é uma lesão cerebral que acontece em geral, quando falta oxigênio no cérebro do bebê durante a gestação, no parto ou até dois anos após o nascimento - neste caso, pode ser provocada por traumatismos, envenenamentos ou doenças graves, como sarampo ou meningite.

Dependendo do local do cérebro onde ocorre a lesão e do número de células atingidas, a paralisia danifica o funcionamento de diferentes partes do corpo. A principal característica é a espasticidade, um desequilíbrio na contenção muscular que causa tensão e inclui dificuldades de força e equilíbrio. Em outras palavras, a lesão provoca alterações no tônus muscular e o comprometimento da coordenação motora. Em alguns casos, há também problemas na fala, na visão e na audição.

Ter uma lesão cerebral não significa, necessariamente, ser acometido de danos intelectuais, mas em 75% dos casos as crianças com paralisia cerebral acabam sofrendo comprometimentos cognitivos.

Normalmente estas lesões são provocadas ao longo da gravidez, durante os trabalhos de parto ou logo após sua conclusão. Estes problemas podem também se manifestar no período da infância. Embora sejam ainda irreversíveis, os danos causados à musculatura podem ser parcialmente eliminados com as terapêuticas apropriadas.

Além do mais, a paralisia cerebral não é essencialmente uma enfermidade que segue uma linha progressiva, apesar de, muitas vezes, alguns distúrbios menores se revelarem, como, por exemplo, contrações involuntárias dos músculos, os quais podem avançar ser amenizados ou estacionarem ao longo do tempo.

É fundamental para o bem-estar do paciente que se descarte qualquer preconceito em relação ao seu desempenho mental, pois se sabe hoje que ele tem um desenvolvimento intelectual dentro dos parâmetros da normalidade, a menos que os campos cerebrais atingidos sejam aqueles aos quais se atribuem as funções do pensamento e da memória.

O problema é que, às vezes, as faculdades de ver, ouvir ou falar são afetadas, o que impede que os conhecimentos emitidos sejam devidamente processados ou expressos. Assim, nestes casos, as pessoas portadoras destas necessidades especiais são equivocadamente consideradas como deficientes mentais.

O diagnóstico e as terapêuticas adequadas a esta doença são realizados por neurologistas infantis; o mestre, nesta área, é o Professor Antônio Branco Lefévre, titular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, falecido em 1981. Ele é visto como o pai desta disciplina em nosso país.

Vários pesquisadores concordam que a expressão ‘paralisia cerebral’ não é a mais apropriada para a compreensão deste distúrbio, que muitas vezes foi sinônimo de ‘invalidez’, condição que impossibilita a pessoa de trabalhar ou de exercer a sua profissão, mas, mesmo assim, na falta de uma terminologia melhor, ela vem sendo utilizada amplamente pelos profissionais desta área.

A Paralisia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com