TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parque Estadual Mata Das Flores

Trabalho Escolar: Parque Estadual Mata Das Flores. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  1.427 Palavras (6 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos destacar uma grande reserva existente em nosso municipio, o Parque Estadual Mata das Flores.

Esta importante riquesa é uma reserva florestal com 800 hectares, tombada pelo Patrimônio Estadual, e está situada a 5 quilômetros da sede de Castelo , muito procurado para caminhadas e ciclismo devido ao facil acesso.

O municipio de Castelo localizada ao sul, uma das mais belas cidades do Espírito Santo, é também uma das mais progressistas do estado.

Possui um ótimo padrão de vida, sendo sua população predominantemente descendente de italianos.

Escolhemos esse local pelo fato do mesmo ser pouco conhecido na região. Mesmo com 21 anos de existencia o local ainda é pouco reconhecido pela população como reserva florestal, fato que nos ultimos anos vem sendo trabalhado para que as agressões à area seja controlada e recuperarada.

DESENVOLVIMENTO

Criado pela Lei 4.617, de 02 de janeiro de 1992, o Parque possui uma área de 800 hectares e suas coordenadas geográficas são S 20º35’54” W 41º10’53”. O principal bioma encontrado é de floresta ombrófila densa montana e estacional semidecidual. Também administrado pelo IEMA, o parque ainda preserva a Mata Atlântica. Nele é possível encontrar espécies milenares como o gigante jequitibá rosa com mais de 30 metros de altura e 12 de diâmetro, com idade estimada superior a 2000 anos.

O parque possui uma rica fauna que inclui cutia, porco-espinho, quati, paca, tatu, veado, capivara, gambá, raposa, onça, jaguatirica e muitas outras espécies, além de primatas como o macaco barbado, sagui, macaco mono-carvoeiro e outros. Também podemos encontrar pássaros como coruja, curió, gavião, periquito-rei, inhambú-xororó, jacu, maritaca, macuco, papagaio, siriema, tucano, entre muitos outros.

Este importante remanescente florestal da Mata Atlântica localizado nas terras quentes do município de Castelo propicia a formação de um corredor ecológico, desde suas terras quentes até as terras mais altas e frias dos Parques Estaduais de Forno Grande e Parque Estadual de Pedra Azul, que fazem divisa com o local em estudo.

O Parque Estadual Mata das Flores, procura garantir o fluxo genético entre os fragmentos florestais existentes em sua área e entorno, assegurando a proteção contínua dos mecanismos evolutivos, bem como a manutenção da qualidade dos recursos hídricos e proteção de espécies da fauna e flora raras e aquelas em risco de extinção.

Segundo o IEMA (Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos) os objetivos principais de criação do parque trás como destaque:

 Propiciar a pesquisa cientifica estudos e educação ambiental.

 Criar condições para o turismo e recreação não destrutivos (sustentável) para incentivar o desenvolvimento regional através da conservação.

 Assegurar a proteção contínua dos mecanismos evolutivos, bem como garantir a manutenção da qualidade dos recursos hídricos e proteger espécies da fauna e flora e aquelas em risco de extinção.

 Proteger atributos naturais específicos para as presentes e futuras gerações.

 Integrar a unidade de conservação com as comunidades do entorno, fazendo chegar á população informações sobre ela, estimulando assim a colaboração em sua implementação e gestão.

Um dos grandes problemas enfrentados pelos administradores do Parque em manter o local preservado é que o mesmo é cortado por estradas e, em seu entorno, existem propriedades particulares que se baseiam no cultivo de café e criação de pastagens para criação de gado. A interferência dos seres humanos causa certo “desequilíbrio” no local.

A estrada que corta o Parque dá acessos às indústrias localizadas nas comunidades vizinhas, fato que intensifica a passagem de automóveis, principalmente de caminhões e carretas, que geram grandes nuvens de fumaça e poeira fazendo com que a vegetação na beira da estrada fique completamente coberta por estas substancias, dificultando, por exemplo, a fotossíntese. Tal acontecimento pode interferir também na vida dos animais da região, com o aumento frequente da poluição sonora os mesmos podem se sentir acuados para realizarem seus hábitos diários.

Outro fato a ser destacado são os moradores vizinhos do Parque. Por estarem instalados há vários anos e exercendo as atividades de cultivo e criação de animais, muitas vezes acham que a preservação do local não é mais importante do que a fonte de renda. Por serem mais velhos, possuem um conceito formado em relação à forma de agir no ambiente. Ao decorrer dos anos foram constatados vários casos em que a área do Parque vinha sendo degradada para ampliação das lavouras ou pastagens, e até mesmo pela caça predatória por animais silvestres cuja carne é apreciada para consumo, como por exemplo, a paca, o tatu, capivara e quati, que também são considerados pelos produtores rurais como animais que prejudicam suas lavouras, pois podem atacar as mesmas na procura de alimento. Atualmente, pode-se dizer que esta problemática vem sendo controlada expressivamente através da divulgação da importância da preservação do local. A educação ambiental é uma ferramenta indispensável nessa conquista.

Por um ponto de vista mais critico, um dos problemas que afeta o equilíbrio do local é a deposição de resíduos e rejeitos na área do Parque. Por se tratar de uma área de fácil acesso, varias pessoas utilizam o local como “depósito de lixo”. Ressalta-se, que nos últimos anos esse fato diminuiu quase a zero. Outro destaque é a utilização de areas vizinhas ao parque para construção de loteamentos, algumas pessoas buscam construir casas no entorno da Mata das Flores por buscarem locais ou paisagens com aspecto visual e clima mais agradável proporcionado pela natureza, mais acabam causando degradação ambiental na área.

O Parque Estadual Mata das Flores, mesmo existindo desde 92, passou a ser alvo de preservação e conservação apenas nos últimos três anos, grande parte da população não sabia da existência dessa reserva. Talvez este seja o pior erro dos criadores, o parque ficou quase vinte anos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com