TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRÁTICA DO TURISMO BASEADO NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO PARQUE ESTADUAL PEDRA DA BOCA - ARARUNA - PB.

Pesquisas Acadêmicas: A PRÁTICA DO TURISMO BASEADO NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO PARQUE ESTADUAL PEDRA DA BOCA - ARARUNA - PB.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/1/2015  •  2.429 Palavras (10 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 10

A PRÁTICA DO TURISMO BASEADO NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO PARQUE ESTADUAL PEDRA DA BOCA – ARARUNA – PB.

Jairo José da Silva Gualberto1

Júlio Cesar Peixoto Casteliano2

Karla Katia Mouzinho Gualberto2

Hugo da Silva Florentino3

Universidade Federal da Paraíba - EAD

1 – Pós-Graduando em Ciências Ambientais (SINTEP) e Geo-História (FALC), Geógrafo (UEPB) e graduando em Letras (UFPB)

2 – Graduando em Ciências Naturais pela UFPB-VIRTUAL.

3 – Biólogo e Tutor a Distância do Curso de Ciências Naturais (UFPB - Virtual).

INTRODUÇÂO

O homem vem ao longo dos tempos encontrando na natureza subsídios para satisfazer suas necessidades, com a modernidade, percebe-se que a sociedade passou a desejar cada vez mais uma qualidade melhor de vida, o que trouxe grandes alterações no equilíbrio natural dos ecossistemas, trazendo ao planeta prejuízos imensuráveis. Como lembra Silva (1991, p.13) A natureza em si não tem existência própria. Isso por que não são levadas em conta suas próprias determinações que a produzem como natureza. Por isso, há, também, a considerar, um valor natural que é o que possui significado como riqueza para a natureza.

Podendo levar a uma melhoria nos serviços prestados pelos agentes turísticos, e posteriormente culminar com um beneficiamento da economia local e regional. “O turismo é, incontestavelmente, um fenômeno econômico, político, social e cultural dos mais expressivos das sociedades ditas pós-industriais” (RODRIGUES 2001, p.17). De forma espontânea ou planejada o turismo está subordinado às políticas públicas, à iniciativa privada ou parcerias envolvendo ambas. Dessa forma o turismo desponta como a atividade do setor terciário que apresenta maior crescimento econômico no Brasil e no mundo.

Diante dessa realidade, há um interesse em absorver uma fatia considerável do mercado turístico, posto que, esse fato chama a atenção de muitos gestores públicos, pois, vêem a atividade turística no país como uma alternativa viável para a geração de emprego e renda nas comunidades com potencial turístico.

Movimentando trilhões de dólares todos os anos, correspondendo a cerca de dez por cento do Produto Interno Bruto Mundial (PIB) e empregando mais de 200 milhões de pessoas. (...) Hoje é a terceira atividade econômica no mundo, “superado no comércio internacional apenas pela exploração do petróleo e pela fabricação de armamentos”. (MACHADO In RODRIGUES 2000, p.198).

Diante disso, detecta-se a necessidade de uma política de investimentos e preservação, na qual tornará o Parque Estadual Pedra da Boca um local propício ao desenvolvimento sustentável na área do turismo. Desse modo, é completamente cabível perceber a existência de modificações no comportamento humano que a cada instante passa a explorar de forma demasiada os recursos naturais, sem que haja uma real preocupação nem mobilização em preservar o patrimônio natural.

O interesse em realizar a pesquisa acerca da “Prática do Turismo Baseada no Desenvolvimento Sustentável no Parque Estadual Pedra da Boca, Araruna – PB” advém do desejo de realizar um estudo que determine quais os pontos mais importantes para a realização responsável e sustentável do turismo nessa área, como também, analisar se o mesmo está inserido numa política ecológica e de desenvolvimento sustentável de sua principal atividade, que é o turismo.

A escolha do tema seguindo a linha do desenvolvimento sustentável na área do turismo encontra respaldo, no fato de ser uma das formas mais relevantes para o desenvolvimento econômico do país, desse modo é de grande interesse perceber que com tanto potencial turístico, o parque aludido pode vir a consolidar-se como um ponto atrativo de bastante relevância social e econômica, desde que, respeitadas as normas nacionais para a prática do turismo de maneira sustentável, baseada na prática da utilização em consonância com a preservação.

Logrando avaliar as condições atuais do Parque Estadual Pedra da Boca – Araruna – PB, para a prática do turismo ecológico de forma sustentável, assim como, identificar a presença da comunidade local e regional em prol da cooperação mútua, para o planejamento visando à preservação desse patrimônio, possibilitando a capacidade de elevar o Parque Estadual da Pedra da Boca a um processo de desenvolvimento sustentável na área do turismo.

“Localizada na zona rural de Araruna, às margens do Rio Calabouço, divisa natural dos estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte, a Pedra da Boca, com seus 336 metros de altura, se destaca majestosa entre outras formações rochosas que embelezam o Parque Estadual da Pedra da Boca, uma área de conservação ambiental de aproximadamente 157 hectares, criado em 07 de fevereiro de 2000 pelo Governo do Estado por meio do Decreto 14.889.” Disponível em: (http://pedradaboca.melcelestial.com.br/). Acessado em: 10/11/2010.

O Parque possui um belíssimo patrimônio geológico, repleto de cavernas, grutas e vegetação nativa, a qual se caracteriza como pertencente à Caatinga hipoxerófila, e as mais diferentes formações rochosas, ideais para a prática de esportes radicais e roteiros ligados à natureza. Com uma potencialidade de recursos naturais que oferecem situações favoráveis ao desenvolvimento do turismo arqueológico, religioso e o turismo de aventura (ecoturismo).

Busca-se, portanto, caracterizar e qualificar essas possibilidades, averiguando as atuais condições do recebimento de visitantes pelo parque e analisando se esse por sua vez apresenta as condições básicas para uma visitação em massa, direcionada principalmente aos turistas e outras pessoas que o visitam ou que têm a região como área de estudo, como cientistas, arqueólogos, geógrafos, historiadores, biólogos, etc. os quais se interessam por variados temas, como: sedimentações, formações rochosas, análise de fauna e flora e principalmente as pinturas rupestres, que registram o vestígio da marcante presença indígena na região, que pode não está sendo preservada nas suas formas originais.

Diante disso, detecta-se a necessidade de uma política de investimentos e preservação, na qual tornará o Parque Estadual Pedra da Boca um local propício ao desenvolvimento sustentável na área do turismo.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com