TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Valoração econômica do parque estadual de itaúnas - ES

Artigo: Valoração econômica do parque estadual de itaúnas - ES. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  Artigo  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  826 Visualizações

Página 1 de 2

VALORAÇÃO ECONÔMICA DO PARQUE ESTADUAL DE ITAÚNAS - ES

O presente estudo propôs analisar e elaborar o perfil psicográfico da demanda de turistas e visitantes, estimado na valoração econômica ambiental do uso recreativo do Parque Estadual de Itaúnas utilizando uma abordagem psicográfica do Método do Custo de Viagem (Travel Cost Method – TCM). Os perfis psicográficos analisados foram os alocêntricos, que são grupos mais exóticos, aventureiros, os mesocêntricos que demandam os lugares da moda, buscam diversão, boa infra-estrutura e os psicocêntricos que demandam ambientes mais familiares. De acordo com os resultados do estudo, o perfil da maioria dos turistas é o perfil psicográfico alocêntrico e também os semi-alocêntricos, esse útlimo, demandam por um ambiente mais conservado.

Ainda, de acordo com a pesquisa, verificou-se que o parque recebe anualmente cerca de 215.237 visitas. Os benefícios gerados ao universo de visitantes foram estimados em R$ 32.758.992,03 por ano e o valor econômico anual da utilidade recreativa do Parque em de cerca de R$ 116.010.963,30.

O estudo é interessante porque, visa, de acordo com os perfis apresentados, o que pode ser feito para melhorar a demanda de turistas em relação aos atrativos do parque. Analisar o gosto de cada visitante, as distancias percorridas, o que mais buscam e os principais motivos que os levam ate ali, faz com que o parque possa buscar alternativas para todos os gostos e assim, tentar manter a preservação do local.

Então os resultados com o estudo dos perfis psicográficos e características socioeconômicas e da viagem mostram que os anos de estudos, tomando como ponto de pesquisa, a distancia percorrida, dias de permanência e demanda por conversação cresceram à medida que o perfil psicográfico é mais próximo do estereótipo alocêntrico, ou seja, demandam um ambiente diferente do seu natural.

Para uma preservação e valoração dos recursos naturais apresentados na região Itúanas, bem como no Parque Nacional de Itaúnas o estudo mostra que é uma excelente ferramenta de demonstra para provenientes discussões levantadas que tenham condições para a qualidade de preservação e valoração do parque, sendo levantada uma demanda de gerenciamento e manutenção do mesmo, havendo a conveniência de gastos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com