TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parte do Ivano

Tese: Parte do Ivano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  Tese  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 3

Parte de Ivanio

No final dos anos 20, a forma de trabalho taylorista tem sua primeira grande crise, através de uma forte recessão que significa uma crise de superprodução, pois, era um período em que o mundo passava por dificuldades financeiras e mesmo assim, o modelo de trabalho tayrolista continuou a produzir em larga escala, porém o consumo era pouco, o que gerou uma superprodução que culminou com o conhecido crack da bolsa de valores de Nova York de 1929.

Na busca por descobrir os motivos que geraram essa grande crise, algumas verdades em torno do modelo taylorista vão sendo contestadas e é justamente a partir dessas questões que aparecem algumas ideias introduzidas pela Escola de Relações humanas que objetivam através de seus estudos a recuperação das empresas, buscando tratar de maneira mais complexa a relação humana.(CHIAVENATO,2000).

Nessa relação, o ser humano deixa de ser tratado como um sujeito mecânico, como mostrado no filme tempos modernos através da brilhante interpretação do gênio Chaplin e passa a ser guiado pela ordem social e pelas demandas da sua biologia.

Nesse sentido, os trabalhadores, ou seja, o ser humano possui diversas necessidades, dentre elas, segurança, prestigio, afeto e aprovação social. Desde então, os trabalhadores passam a ser vistos como seres que podem tomar decisão nos acontecimentos do trabalho e surge aí a grande diferença entre o trabalhador que planeja e age desse novo pensamento e o trabalhador que apenas repete a tarefa do primeiro modelo taylorista.

Na teoria das relações Humanas, alguns pensadores que a fundamentam são: Rhoethlisberger, William Dickson, como também Eltom Mayo,pois foram estudiosos que fizeram experiência com grupos de trabalhadores

Referências

CHIAVENATO, R. Introdução á Teoria Geral da Administração. 6ª Ed. Rio de Janeiro, 2000.

Parte de Marcia

Teoria das Relações Humanas

Por: Gabriela Cabral da Silva Dantas

A teoria das relações humanas tem suas origens nos Estados Unidos, como resultado das experiências de Elton Mayo, denominadas Experiências de Hawthorne. Originaram-se quando Mayo percebeu a necessidade de tornar a administração mais humana e democrática e quando as ciências humanas influenciaram as organizações.

Experiência de Hawthorne

Em 1927, Elton Mayo coordenou uma experiência numa empresa de equipamentos e componentes telefônicos, chamada Western Eletric Company, onde percebeu que os trabalhadores eram conduzidos pela fadiga, excesso de trabalho, acidentes no trabalho, rotatividade do pessoal, causas da má condição do local de trabalho.

A experiência foi dividida em fases, a saber:

Na primeira fase, os pesquisadores observavam dois grupos de trabalhadores que executavam o mesmo serviço, porém em iluminações diferentes. Um grupo trabalhava sob iluminação constante enquanto outro trabalhava sob iluminação variável. Perceberam que o fator psicológico influenciava na produção, quando a iluminação aumentava produziam mais e quando a iluminação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com