TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pode-se Dizer Que Ainda Vivemos Uma Revolução Induatrial? Por Que?

Trabalho Universitário: Pode-se Dizer Que Ainda Vivemos Uma Revolução Induatrial? Por Que?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  685 Visualizações

Página 1 de 2

A Revolução Industrial teve inicio no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização dos sistemas de produção. Enquanto na Idade Média o artesanato era a forma de produzir mais utilizada, na Idade Média tudo mudou. A burguesia industrial, ávida por maiores lucros, menores custos e produção acelerada, buscou alternativas para melhorar a produção de mercadorias. Também podemos apontar o crescimento populacional, que trouxe maior demanda de produtos e mercadorias.

A substituição das ferramentas pelas máquinas, da energia humana pela energia motriz e do modo de produção doméstico pelo sistema fabril constituiu a Revolução Industrial; revolução, em função do enorme impacto sobre a estrutura da sociedade, num processo de transformação acompanhado por notável evolução tecnológica.

A Revolução Industrial aconteceu na Inglaterra na segunda metade de século XVIII e encerrou a transição entre feudalismo e capitalismo, a fase de acumulação primitiva de capitais e de preponderância do capital mercantil sobre a produção. Completou ainda o movimento da revolução burguesa iniciada na Inglaterra no século XVII. Depois de vencer a monarquia, a burguesia conquistou os mercados mundiais e transformou a estrutura agrária. Entre tais transformações históricas podemos destacar o vanguardismo de suas políticas liberais, o incentivo ao desenvolvimento da economia burguesa e um conjunto de inovações tecnológicas que colocara a Inglaterra à frente do processo hoje conhecido como Revolução Industrial.

Com a Revolução Industrial, a qualidade das relações de trabalho no ambiente manufatureiros se transformou sensivelmente. Antes, os artesãos se agrupavam no ambiente da corporação de ofícios para produzir os produtos manufaturados. Todos os artesão dominavam integramente as etapas do processo de produção de um determinado produto.

O século XVIII foi marcado pelo grande salto tecnológico nos transportes e máquinas. As máquinas a vapor, principalmente os gigantes teares, revolucionou o modo de produzir. Se por um lado a máquina substituir o homem, gerando milhares de desempregos, por outro baixou o preço de mercadorias e acelerou o ritmo de produção. Os trabalhadores passaram por um processo de especialização de sua mão de obra, assim só tinha responsabilidade e domínio sob uma única parte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com