TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PcpPlanejamento Controle

Artigo: PcpPlanejamento Controle. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2013  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 2

Etapa 01

O Planejamento e Controle de Produção, esta focalizado no futuro, é a função que determinar antecipadamente quais os objetivos a serem atingidos e qual a melhor maneira possivel para atingi-los, permitindo a continuidade dos processos produtivos na organização, tratando-se de muitas areas, transformando-os em informações.

O PCP tem como obter informações como a previsão da demanda, planejamento da capacidade de produção, planejamento agregado da produção, programação mestra da produção, programação detalhada da produção e o controle total da produção.

Tem a finalidade de controlar as atividades e decidir como será feito o uso dos recursos de produção, tendo a previsão de execução no tempo certo, na quantidade exata e com os recursos corretos, aumentando a eficiencia e a eficacia do pocesso produtivo.

O PCP é feito na base de um conjunto de planos, ou seja seus desdobramentos, como segue:

O Planejamento, temos o que deve ser feito? Quando fazer? Quem deve fazer? Como fazer?

O Controle, temos que medir o desempenho, comparando com o que foi planejado, temos tambem que corrigir o desempenho, identificando erros ou desvios.

Podemos dizer que em geral o PCP se concentra mais nas atividades operacionais, tais como programação da produção, o controle de estoques (matérias-primas, em processo e produtos acabados), e entre outras de cada dia da produção.

Na atividade de planejamento o PCP não se concentra só no nível operacional, no nível tático-estratégico, podemos observar que a gerência de produção vem tomando decisões de curto, médio e longo prazo, sendo elas as decisões sobre compras de equipamentos, máquinas, contratar pessoas, administrar materiais, escolher fornecedores, de acordo com a demanda.

Suas atividades como a administração de materiais, pode planejar e controlar os estoques, defininfo tamanho dos lotes, se precisa repor matéria-prima e os estoques de segurança, já no sequenciamento determina qual a sequência de execução das operações de produção das máquinas, tendo como minimizar atrasos e qual o estoques em processo.

O PCP procura utilizar racionalmente os recursos empresariais como materiais, humanos, financeiros etc, mantem inter-relações com outras areas da empresa sendo as principais a Area de finanças, Area de produção, Contabilidades e de custos, Area de vendas, Area de Recursos humanos, Area da Engenharia Industrial, Area de suprimentos e compras e o Almoxarifado area de recursos humanos.

Temos dentro do PCP alguns principios fundamentais e não leis divididos em planejamento e do controle:

Planejamento

- Principios da definição de objetivo: sendo o objetivo definido de forma clara, para que o planejamento não seja muito vago.

- Principios da Flexibilidade do planejamento: o planejamento deve ser flexivel, podendo se adaptar as situações podendo sofrer alterações imprevistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com