TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Peculiaridades das condições de trabalho e higiene em uma pizzaria

Artigo: Peculiaridades das condições de trabalho e higiene em uma pizzaria. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  Artigo  •  887 Palavras (4 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 4

HIGIENE OCUPACIONAL

A definição do estudo do ambiente de trabalho e a prevenção das doenças dele originadas são objetos de higiene ocupacional, da industrial e da higiene do trabalho .

As Pizzarias deverão ser mantidas nas mais perfeitas condições de ordem e higiêne, inclusive no que se refere ao pessoal e ao material. De acordo com a legislação paulista, especificamente a Portaria CVC- 6/99 do Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde, ficam estabelecidas, entre outras coisas, as instalações mínimas necessárias para funcionamento de uma PIZZARIA, que são:

I - Área independente para recebimento e armazenagem de mercadorias - tendo estrados e prateleiras com altura mínima de 25 cm do piso;

II - Área independente para produção e manipulação de alimentos;

III - Área independente para higiene e guarda de utensílios de preparação;

IV - Sanitários para funcionários, separados por sexo;

V - Vestiário separado por sexo, devendo possuir armários individuais e chuveiro;

VI - Lavatórios exclusivos e em posição estratégica para que os funcionários façam a higienização das mãos;

VII - Sanitários para público (consumidores) separados por sexo;

VIII - Todas as áreas e instalações deverão estar revestidas de material liso, impermeável, de cores claras, de fácil higienização (Piso, Paredes, Forros e Tetos, Portas e Janelas);

IX - Ambiente com iluminação uniforme, boa ventilação.

Para maiores informações, consulte o Centro de Vigilância

Sanitária da Secretaria de Estado e da Saúde.

Esta atividade é caracterizada por ser um estabelecimento com seção de vendas e de consumação, onde se preparam e servem pizzas, sobremesas, sucos, refrigerantes e bebidas. O que normalmente acontece nestes casos, é a Pizzaria adquirir produtos industrializados ou de terceiros para revenda. Desta forma, a Pizzaria atua na produção quando comercializa produtos de sua própria fabricação para venda aos consumidores, e como revendedor quando comercializa produtos industrializados ou não e adquiridos de terceiros.

Outra característica da atividade é a PIZZARIA DELIVERY (ORDEM DE ENTREGA ou ENTREGA em DOMICÍLIO). As pizzas não são servidas para consumo no estabelecimento, sua comercialização (venda) é feita exclusivamente por retirada no balcão ou entregues em domicílio, por meio de entregadores.

EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAIL

Considerando os perigos decorrentes das atividades exercidas em Unidades de Alimentação e Nutrição e a importância dos cuidados ergonômicos bem como o uso de equipamentos de proteção individual (EPI’s)para minimizar a ocorrência de acidentes de trabalho e o impacto sobre a produtividade desse tipo de trabalhadores, o presente estudo teve como objetivo analisar as condições ergonômicas do ambiente de trabalho e o uso de EPI’s pelos colaboradores de uma Unidade de Alimentação e Nutrição.

O EPI constitue medida de controle de grande aplicação no controle de risco, especialmente o coletivo, seja durante sua execução ou mesmo quando ele não puder ser aplicado. No ambiente de alimentação a indicação correta do EPI adequado é fundamental na eficiência desse meio decontrole . Desse modo, a seleção de EPI adequado exige critérios entre os quais destacam-se : a identificação e avaliação dos fatores de riscos existentes nos locais de trabalho, com base nessa avaliação, deve ser selecionado o EPI adequado

ERGONOMIA

A ergonomia cuida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com