TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elaborar A Primeira Parte Do Relatório, Indicando O Que O Empreendedor Deve Fazer Para Evitar Acidentes De Trabalho Em Sua Pizzaria.

Trabalho Escolar: Elaborar A Primeira Parte Do Relatório, Indicando O Que O Empreendedor Deve Fazer Para Evitar Acidentes De Trabalho Em Sua Pizzaria.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2013  •  1.159 Palavras (5 Páginas)  •  796 Visualizações

Página 1 de 5

Objetivo e Campo de Aplicação

Para garantir à segurança e a saúde dos trabalhadores que atuam em instalações elétricas e serviços com eletricidade, a Norma Regulamentadora estabelece requisitos e condições mínimas com medidas de controle e sistemas preventivos, sendo aplicada às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, desde a etapa de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas.

Medidas de Controle

São necessárias as medidas preventivas de controle do risco elétrico e de outros riscos adicionais, em todas as intervenções em instalações elétricas, garantindo assim a segurança e a saúde no trabalho.

As empresas devem integrar-se às demais iniciativas da empresa, as medidas de controle, para a preservação da segurança, da saúde e do meio ambiente do trabalho.

Os estabelecimentos com carga instalada superior a 75 KW devem constituir e manter o Prontuário de Instalações Elétricas, contendo no mínimo, conjunto de procedimentos e instruções técnicas e administrativas de segurança e saúde, documentação das inspeções e medições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e aterramentos elétricos, equipamentos de proteção coletiva e individual e o ferramental, documentação comprobatória da qualificação, habilitação, capacitação, autorização dos trabalhadores e dos treinamentos realizados, resultados dos testes de isolação elétrica realizados em E.P.I.S e E.P.C.S, certificações dos equipamentos e materiais elétricos em áreas classificadas, relatório técnico das inspeções atualizadas com recomendações e cronogramas de adequações.

O prontuário de Instalações Elétricas deve ser mantido atualizado, e permanecer à disposição dos trabalhadores.

Medidas de Proteção Coletiva

As medidas de proteção coletiva compreendem, prioritariamente, a desenergização elétrica, na impossibilidade de implementação do estabelecido, devem ser utilizadas outras medidas de proteção coletiva, tais como: isolação das partes vivas, obstáculos, barreiras, sinalização, sistema de seccionamento automático de alimentação, bloqueio do religamento automático.

Medidas de Proteção Individual

Nos trabalhos individuais em instalações elétricas, devem ser adotados equipamentos de proteção individuais específicos e adequados às atividades desenvolvidas, as vestimentas de trabalho devem ser adequadas às atividades, devendo contemplar a condutibilidade, inflamabilidade e influências eletromagnéticas.

Segurança em Projetos

É obrigatoriamente que os projetos de instalações elétricas especifiquem dispositivos de desligamento de circuitos que possuam recursos para impedimentos de reenergização,

O projeto de instalações elétricas deve considerar o espaço seguro, quanto ao dimensionamento e a localização de seus componentes.

O projeto deve definir a configuração do esquema de aterramento, e deve prever condições para a adoção de aterramento temporário.

O projeto de instalações elétricas deve ser mantido atualizado, e ficar a disposição de trabalhadores, autoridades e pessoas autorizadas pela empresa.

Os projetos devem assegurar que as instalações proporcionem aos trabalhadores iluminação adequada e uma posição de trabalho segura.

Segurança na Construção, Montagem, Operação e Manutenção

As instalações elétricas devem ser construídas, montadas, operadas, reformadas, ampliadas, reparadas e inspecionadas de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores e dos usuários, e serem supervisionadas por profissional autorizado, devendo ser adotadas medidas preventivas de controle dos riscos adicionais, a altura, confinamento, campos elétricos e magnéticos, explosividade, umidade, poeira, fauna e flora e outros agravantes, adotando-se a sinalização de segurança.

Nos locais de trabalho só podem ser usados equipamentos, dispositivos e ferramentas elétricas compatíveis com a instalação elétrica existente, devendo estar adequados às tensões envolvidas, e serem inspecionados e testados.

Os sistemas de proteção das instalações elétricas devem ser inspecionados e controlados periodicamente.

As instalações elétricas devem garantir ao trabalhador iluminação adequada e uma posição de trabalho segura.

Segurança em Instalações Elétricas Desenergizadas

Somente serão consideradas desenergizadas a instalação elétrica liberadas para trabalho, mediante os procedimentos de seccionamento, impedimento de reenergização, constatação da ausência de tensão, instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos, proteção dos equipamentos energizados existentes na zona controlada, instalação da sinalização de impedimento de reenergização.

As instalações desenergizadas devem ser reenergizadas após a retirada das ferramentas, utensílios e equipamentos, retirada da zona controlada de todos os trabalhadores não envolvidos no processo de reenergização, remoção do aterramento temporário, da equipotencialização e das proteções adicionais, remoção da sinalização de impedimento de reenergização, destravamento, se houver, a religação dos dispositivos de seccionamento.

Segurança em Instalações Elétricas Energizados

Para trabalhos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com