TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação não formal e educação formal

Tese: Educação não formal e educação formal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  Tese  •  1.145 Palavras (5 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 5

Educação não formal x educação formal. Educação não formal no universo das praticas educativas. O campo e a demandas da educação não formal. Aprendizagens e saberes na educação não formal. Características da educação não formal: metas lacunas e metodologia.

(Aulas 2, 3 e 4 do PEA).

Conforme leitura dos textos citados e das aulas assistidas entendemos que a Educação não formal serve para todos, dentro de suas comunidades e ate mesmo se expandindo de forma mais abrangente atendendo muito mais pessoas que assim necessitam de mais cuidado carinho atenção pois a educação é um direito de todos.independente da religião, cor , raça, todos podem aprender de forma lúdica e consistente, atingindo assim a todas as idades para uma qualidade de vida melhor.

O papel do educador social e levar informação interagindo com todos afastando as barreiras da ignorância.

Para se educar em uma educação não formal deve se seguir alguns passos para que todos possam de fato participar e principalmente interagir dentro da sua comunidade.

Perceber as necessidades dessa comunidade, ver o que ela tem para oferecer,trabalhar com crianças e adolescente e adultos de forma que possam ser trocadas experiências construtiva para todos.

Não se prender na educação formal, mas adquirir oportunidades de estar em outro espaço, como na praça, centro comunitário, unir todos para que juntos possamos trocar informações preciosas que com certeza vai servir para uma vida toda podendo estar socialmente unidos para essa troca de informação e experiências.

O maior objetivo da educação não formal e sem duvida socializar esses indivíduos que na maioria das vezes não tem condições de ter acesso a cultura com a natureza, lembrando que nossa país é riquíssimo e poder trabalhar de forma não formal nos eleva a troca de informações divinamente consideráveis no dia –dia, a leitura a reciclagem e mais um turbilhões de projetos que devem ser feitos com o educador social e a educação não formal.

Educação não formal x Educação formal

Lauda

Sabemos que a educação esta em todos os lugares não somente ou necessariamente na escola, mas esta presente em casa na rua na igreja enfim onde estivermos temos educação.

A educação é parte de nossas vidas para que possamos aprender, saber , conviver, fazer, ensinar,a educação acontece em todos os lugares ou seja não somente na escola.

Temos que valorizar a capacidade intelectual de cada individuo, explorando assim todo seu conhecimento e atribuindo cada vez mais pois sabemos que somos que nem esponja absorvemos tudo que vimos, ouvimos.

Todos os conteúdos também devem ser bem indicados, organizados e definidos, em função das diferentes realidades e necessidades, de forma que possam de fato ser significativo para todos que ali serão atendidos.

Como já citado devem se levar em considerações alguns critérios, no ponto de vista do grupo e pelo que foi pesquisado, são eles:

• Relevância social e vinculo com as praticas sociais abordadas.

• Um significado conclusivo para o aprendizado não formal (conteúdo).

• Oferecer uma construção, uma visão de mundo integrado e de relacionamento abrangentes a todos.

• A ampliação do repertorio de conhecimentos a respeito do mundo em que se vive seja ele social ou natural.

• Exploração de diferentes cultura e suas propriedades simples, porem de causa e efeito.

• Conhecimento de sua comunidade como um toldo valorizando cada cultura e principalmente as habilidades construídas no decorrer do projeto proposto.

Propõe-se que tudo deve ser trabalhado e explorado de forma em que todos possam participar e desenvolver uma diversidade ampla e cotidiana em suas próprias experiências na educação não formal.

E por fim não devemos deixar de ressaltar que a educação não formal, hoje já e algo considerado por todos dentro de seus princípios e sobre tudo pela relevância que se tem em contribuir com as comunidades, escola, família, educadores, mesmo por que segundo Gohn essa nova realidade deixa claro que os espaços escolares não se limitam mais apenas de forma formal, a educação transpõe os muros da escola, utilizando todos os espaços que assim nos estamos e habitamos.

A educação não formal promove experiências significativas de aprendizagem e de desenvolvimento para todos contribuindo de forma geral com todos indivíduos que tem acesso a essa maravilha de ampliação de conhecimentos.

Educação é direito de todos, seja ela desde o seu básico ate mesmo com a amplitude do seu saber , poder fazer a integração de todos é um aspecto sociocultural onde todos saem ganhando.

Construí amigos, enfrentei derrotas, venci obstáculos, bati na porta da vida e disse-lhe: Não tenho medo de vivê-la.

Augusto Cury

Atividades Práticas Supervisionadas

Etapa 1 passos 1, 2 e3

Ana Karina Souza de Oliveira RA: 2578466635

Camila Eduarda Dias Vieira RA: 1191438849

Nádia A. S. Guedes Dias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com