TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia Projeto Meio Ambiente

Monografias: Pedagogia Projeto Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  1.249 Palavras (5 Páginas)  •  1.584 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 JUSTIFICATIVA 5

3 OBJETIVOS 6

3.1 GERAL 6

3.2 ESPECÍFICOS 6

4 METODOLOGIA 7

5 AVALIAÇÃO 9

6 REFERÊNCIAS 101

1 INTRODUÇÃO

A escola é, sem dúvida, o local onde podemos discutir a consciência ambiental, pois tem como função educar os cidadãos para que venham agir de modo responsável e com sensibilidade, conservando o ambiente saudável no presente e para o futuro. E quando bem realizada leva a mudanças de comportamento, atitudes e valores de cidadania que podem ter fortes consequências sociais. Por todas essas razões, a realização deste estudo se faz necessária para constatar que o meio ambiente é um tema considerado cada vez mais urgente e importante, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso pelo homem dos recursos naturais disponíveis.

A educação ambiental na escola é fundamental para todas as pessoas, visto que ela irá transmitir elementos novos, para a formação de cidadãos autônomos, participativos, capazes de atuar com competência, dignidade, responsabilidade no meio em que vive, ela tem o papel que vai além de transmissão de conteúdos, ou seja, dar continuidade, ao processo de socialização iniciado pela família.

Nos tempos atuais é imprescindível que a educação de forma interdisciplinar aborde o meio ambiente para que as crianças conheçam e valorizem as leis da natureza, e acima de tudo aprendam a cuidar dos nossos recursos naturais promovendo o desenvolvimento sustentável. No ambiente escolar as crianças, devem ser orientadas para ter uma postura diante de sua vida e da realidade, e assim vão assumindo novas responsabilidades.

Promover um aprendizado sobre a importância da defesa da qualidade ambiental significa despertar os cidadãos para a responsabilidade de cada um na defesa da vida. Mas ampliar o nível de responsabilidade dos cidadãos diante das questões ambientais passa primeiro, por provocar mudanças na compreensão a respeito da própria importância do ambiente. (SEGURA, 2001, p.51).

Por isso, a educação para uma vida sustentável deve começar já na pré-escola. O objetivo definido pelo Referencial Curricular Nacional é observar e explorar o meio ambiente com curiosidade, percebendo-se como ser integrante, dependente, transformador e, acima de tudo, que tem atitudes de conservação.

4 METODOLOGIA

• Organizar as crianças em rodinha, de forma que todas possam olhar e interagir.

• Conversar sobre a Preservação do Meio ambiente, explicar para os alunos o que devem ser feito para preservar o meio ambiente, citando exemplos:

Não jogar no lixo o que pode ser reaproveitado. As latas de refrigerante usadas, por exemplo, podem voltar para a fábrica, para virar latas novas. Não poluir o ar, porque faz mal para a saúde das pessoas. Os carros, caminhões e ônibus poluem muito. Não desperdiçar água, porque um dia pode faltar. Não jogar lixo nas ruas nem nos rios. Preservar as florestas. Nelas há muitas espécies de plantas que podem se usadas para fazer remédio. Além disso, muitas espécies de animais dependem da floresta para viver.

• Falar sobre reciclagem, a importância.

• Discutir a ideia da seleção do lixo.

• Fazer o desenho das lixeiras em papel pardo e organizar eles em grupo nas mesas, para que pintem com tinta guache as lixeiras.

• Fazer um mural coma as lixeiras, explicar o porquê das cores de cada uma orientá-los que de acordo com as normas mundiais da coleta seletiva de lixo, procede assim:

Coletor amarelo – metal

Coletor azul – papel

Coletor vermelho-plástico

Coletor Verde – vidro.

• Construir um brinquedo com sucata trazida de casa, como: bi boque, o vai e vem, o pião.

• Produção de vídeos com exposição de relatos feitos pelos alunos sobre a importância da reciclagem do lixo;

• Após a conversa em sala, enviar um bilhete solicitando aos pais que procurem em casa com os seus filhos: caixas, tampinhas, garrafas de plástico, caixas de ovos etc. e enviem para a escola. Esperar dois ou três dias, até que todos ou a maioria consiga procurar e trazer os materiais para a escola. Quando a turma trouxer o material solicitado, coloque toda a sucata em um espaço visível e discuta com os alunos como foi o processo de recolher a sucata, quem ajudou etc. Valorizar o envolvimento dos pais e dos alunos também;

• Fazer a classificação dos materiais trazidos pelos alunos juntos a eles e organizar que eles coloquem nas lixeiras corretas que estarão no interior da sala;

• Levar o filme do Bambi, e da turma da Monica com historia sobre como fazer para a preservação da natureza, levar para ser assistido no dia que é para assistir vídeo;

• Exploração de musicas, danças, pinturas e dobraduras e recortes e colagens;

• Leitura de histórias e exibição de filme sobre educação ambiental, reciclagem e ação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com