TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia Projeto De Pesquisa

Artigos Científicos: Pedagogia Projeto De Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/6/2013  •  2.066 Palavras (9 Páginas)  •  751 Visualizações

Página 1 de 9

REFERENCIAL TEÓRICO

Conceito de avaliação

Avaliar é estabelecer uma comparação do que foi alcançado com o que se pretende atingir. Também é um processo pelo qual se procura identificar medir, investigar e analisar as modificações do aluno, do educador e do sistema, verificando se a construção do conhecimento se processou. Por isso o ato de avaliar é conscientizar, pois, implica tomar decisões que às vezes são definidas a partir de julgamento provisório que provem da unidade imediata de pensamento. Assim cada indivíduo faz suas próprias escolhas. Paulo Freire o homem é capaz de captar o mundo e transformá-lo.

A avaliação em sentido amplo está associado a experiência do ser humano; E com frequência somos flagrados analisando e julgando as nossas ações e as dos outros.

Avaliação Educacional

Na historia da avaliação educacional o foco dos estudiosos está centrados no professor e no aluno, ambos são observados sob várias perspectivas e dentro desta vertente educacional a avaliação tem dois objetivos.

...Auxiliar o educando no seu desenvolvimento pessoal, a partir do processo de ensino- aprendizagem e responder à sociedade pela qualidade do trabalho educativo realizado. (LUCKESI 2002.p.174)

E ainda segundo LUCKESI a avaliação é feita através de notas que são usadas para a classificação dos alunos. E como instrumento avaliativo os professores utilizam a “prova” para forçar os alunos a estudarem o conteúdo dado.

...A avaliação educativa é um processo complexo que começa com a formulação de objetivos e requer a elaboração de meios para obter evidencia de resultados, interpretação dos resultados para saber em que medida foram os objetivos alcançados a e formulação de um juízo de valor”(SARABBI, 1971,apud SANTANA,1995,p.28).

A avaliação do ensino aprendizagem é de suma importância, pois, oferece seu aspecto informal evidencia objetivos implícitos e normas intuitivas; No aspecto formal ao contrário mostra os objetivos bem formulados. Dentro desta avaliação educacional existem objetivos bem específicos como; melhorar a aprendizagem e o ensino; promover os alunos interpretar os resultados e facilitar o diagnóstico.

Avaliação e o professor

O professor é um educador. Afirma Ilza Martins Santana, ele tem uma função imprescindível no desenvolvimento do indivíduo. O processo de aprendizagem se constrói mediante situações que envolvem o contato do aluno com o meio ambiente. E o professor deve oportunizar este contato. Durante este processo o professor deve estar atento ao desenvolvimento de cada aluno; por isso a avaliação deve ser contínua indo além das provas(notas).

“...o professor ao avaliar, deverá ter em vista o desenvolvimento integral do aluno. Assim comparando os resultados obtidos ao final, com a sondagem inicial observando o aluno de acordo com as condições permanentes e temporárias, constatará o que ele alcançou e quais as possibilidades para um trabalho futuro.” (SANTANA, 1995, p. 24).

A avaliação ajuda o professor detectar avanços e falhas do processo de trabalho. Por isso a necessidade de objetivos claros estabelecidos pela instituição\escola para que o trabalho em conjunto proporcione um crescimento efetivo do aluno. O professor deve sempre se questionar até que ponto sua atuação está contribuindo para este crescimento; a prioridade é o aluno ou a realização\satisfação pessoal. São questões que inseridas no processo avaliativo deve obter respostas significativa.

O aluno e a avaliação

O aluno entende por avaliação exame (prova ), atividades relacionadas a notas (baixas e altas). Ele é “forçado” a estudar conteúdos dados em sala, para que durante 40 min. ou 1 h o professor possa obter notas e preencher fichas avaliativas e também ter a certeza que o aluno leu a sua matéria.

“...É preciso selecionar situações que oportunizam ao aluno demonstrar comportamentos desejados... No caso de perceber alguma dificuldade é preciso analisar suas poderá estar na metodologia utilizada; mas poderá estar em um fator psicofísico( como a falta de tempo para estudar, desinteresse)”.(SANTANA,1995, p. 28).

MODALIDADES DE AVALIAÇÃO

Avaliação formativa

“...É formativa toda a avaliação que ajuda a aprender e a se desenvolver , ou melhor que participa da regulação das aprendizagens e do desenvolvimento no sentido de um projeto educativo.” (PERRENOUD,1991,102).

A avaliação formativa foi por muito tempo associada a um teste aplicado após o conteúdo dado. As situação das escolas \instituições em relação a avaliação e que ambas utilizam a avaliação como instrumento de classificação , separação dos alunos ‘bons” dos alunos ’’ruins” assim por diante. E essa classificação deixa para trás a maioria dos alunos com o rotulo de fraco na aprendizagem e com nota baixa etc. A proposta da avaliação formativa é justamente a valorização do aluno em seus aspectos cognitivos, social ,motor e afetivo. Também possibilita o professor observar o que o aluno não aprendeu. Este tipo de avaliação leva em conta o conhecimento prévio do aluno e suas características culturais, sociais e psíquica.

O professor como peça importante no processo de ensino-aprendizagem precisa estar atento, pois, essa avaliação é continua exige uma observação e analise mais detalhada os alunos , uma vez que a mesma não possui instrumentos avaliativos padronizados para sua utilização.

A avaliação formativa é um processo que promove aprendizagens significativas e funcionais e prepara o ambiente para que o aluno continue a aprender.

A escola\instituição precisa desenvolver atividades que promova a qualidade do ensino aprendizagem. E considerar o contexto social dos alunos adequando conteúdos estudados com a prática, favorecendo a construção do conhecimento, abrindo espaço para uma avaliação eficaz que contemple, valorize e eleva a qualidade do ensino.

Avaliação Emancipatória

A avaliação emancipatória tem como característica o processo de análise e crítica de uma determinada realidade. E dentro de uma perspectiva política- pedagógica fazer com os indivíduos envolvidos na ação educacional escrevam sua própria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com