TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedir Ajuda

Ensaios: Pedir Ajuda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 3

I parte – Análise do filme “ A Firma ”

Mitch era um advogado ambicioso e idealista, que defende suas ideias, tinha como valores um comportamento ético na questão profissional advogado-cliente, sua esposa não tinha a mesma ambição com valores relacionado à dinheiro, ela valoriza mais sua família.

Comportamento organizacional da empresa não se baseia na ética, pois os advogados que conhecem muito bem a lei, se utilizam do seu profissionalismo para entregar-se a práticas antiéticas, colocando-se acima da lei, e assim mantendo práticas ilegais, como manipular pagamento de imposto e usar a empresa como fachada para lavagem de dinheiro, induzindo assim seus funcionários a agirem da mesma forma.

A empresa se utilizava do poder formal para coagir seus funcionários a fixarem sua permanência dentro da organização, vislumbravam seus membros com benefícios de uma vida confortável e de ambiente familiar, proporcionando uma estabilidade financeira e próspera.

A empresa ofertava um inicio de carreira muito além do esperado por qualquer recém formado, ela oferecia um cargo que seria exercido por advogado com no minímo dois anos de experiência.

Motivando assim seus recentes membros para que eles vivencie uma satisfação em relação ao trabalho, visualizando o cargo como um sonho a ser realizado, um plano de carreira em poucos degrais.

De início a empresa mantinha um comportamento que valorizava seus membros e ressaltava sempre valor da estabilidade familiar, porém na realidade isso era somente meios para atrair seus funcionários em suas irregularidades e somente após 2 anos revelava a verdade, mas os mesmos não podiam mais sair desse envolvimento.

A cultura organizacional não é transparente de início da contratação de seus membros, pois a empresa passa a imagem de família, mas com o passar do tempo ela se torna rígida ao ponto de influencionar sua vida pessoal, faz parte da cultura da empresa os simbolos materiais, oferecendo aos altos executivos melhores espaços para escritório, carros, viagens, casa tudo isso para diferenciar das outras empresas que fizeram boas propostas a Micth.

Apesar de passar uma imagem de família, não havia equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Há uma pressão muito grande em relação aos clientes de maior porte, e em questões do status da empresa, devido a nenhum advogado que trabalhou na empresa ter sido reprovado no exame.

Quanto ao comportamento do grupo dentro da empresa, a comunicação é excelente para as questões que giravam em torno dos interesses da empresa, em relação aos funcionários, apenas era dito o que deveria ser realizado, sem muitas informações para que realizar determinada tarefa.

Micth teve um comportamento ético em sua tomada de decisão, não agiu de forma ilegal, quebrando seu juramento de sigilio advogado-cliente, ele encontrou uma forma legal, ou seja, dentro das leis para que o F.B.I. pudesse fechar a firma de uma forma em que ele não violasse os direitos dos seus clientes e nem manchasse o nome da empresa.

A empresa violava a lei, porém provar isso seria colocar em risco sua carreira de advogado e sua liberdade pessoal. Mesmo sabendo que a empresa trabalhava de forma ilegal, ele não vendeu seus valores éticos, agindo da mesma forma que a empresa, ele encontrou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com