TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedir Ajuda

Dissertações: Pedir Ajuda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  1.165 Palavras (5 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 5

CAPITULO 1

Introdução e Conceito de Economia

A Economia é a ciência social que estuda como a sociedade decide (escolhe) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas.

Em outras palavras, é a ciência que estuda a melhor maneira de aplicar os recursos disponíveis finitos, que gere o maior beneficio para os membros da sociedade, suprindo assim as necessidades do atual momento.

• Os Problemas Econômicos Fundamentais:

Devido a escassez dos recursos e fatores de produção, tendo em vista que as necessidades humanas caminham numa função inversa a dos recursos, deve-se atentar as seguintes questões: O quê e quanto produzir? Como produzir? Para quem produzir.

• Sistemas Econômicos:

Tendo em vista o bem-estar dos cidadãos, é adotado um sistema econômico visando melhorar o padrão de vida dos habitantes. Podendo ser classificados em:

- Sistema Capitalista, onde é regido pela força do mercado, também apelidado de mão invisível.

- Sistema socialista, onde existe um órgão central de planejamento.

Os países organizam-se segundo esses dois sistemas, ou ainda de forma mista, intermediário entre eles.

• Curva de Possibilidade de Produção (CPP):

Trata-se da representação ilustrada da capacidade máxima de produção da sociedade, levando em conta o emprego total dos recursos ou fatores de produção.

Devido à escassez de recursos, a produção total de um país é limitada. Forçando assim ao país sacrificar a produção de algum bem, para a produção de outro. Chamando assim de Custo de Oportunidade o que é preciso deixar de produzir de algo para se investir os recursos aplicados em outro bem.

Quando a economia de um país cresce, ocorre o deslocamento da CPP para a direita. Indicando assim o aumento da quantidade física de fatores ou ainda um melhor aproveitamento dos recursos já existentes.

• Funcionamento de Uma Economia de Mercados:

Basicamente, uma Economia de Mercados funciona na base da troca de recursos.

Por exemplo, uma empresa contrata os serviços de pessoas, fatores de produção, e fornece às pessoas bens e serviços, mercado de bens e serviços. Estando assim a Economia inteiramente ligada.

• Definição de Bens:

- Bens de Capital: São utilizados na produção de outros bens, porem não se desgastam totalmente no processo de produção. Como exemplo o maquinário e instalações.

- Bens de Consumo: Destinados às necessidades humanas. Podendo ser ainda classificado como Duráveis e Não-Duráveis.

• Divisão do Estudo Econômico:

- Microeconomia: Analisa a formação de preços em mercados específicos. Satisfação simultânea entre consumidores e empresas.

- Macroeconomia: Estuda a determinação e o comportamento de grandes agregados nacionais.

- Economia Internacional: Relações econômicas entre pessoas do país e de fora dele (Importação e Exportação)

- Desenvolvimento Econômico: Melhoria do padrão de vida a longo prazo, enfoque em questões estruturais.

• Aplicação: Abordagem Econômica do Custo – Beneficio:

O papel da Economia é nos mostrar qual o custo beneficio relacionados as escolhas possível. Qualquer decisão tomada, individual ou coletiva, acarretará custos e benefícios para a sociedade.

Capitulo 2

• Precursores da teoria Econômica:

- Antiguidade: Podemos dizer que as primeiras referencias à Economia vieram da Grécia, no trabalho de Aristóteles em seus estudos sobre administração privada e finanças publicas.

- Mercantilismo: Quanto maior a reserva de metais preciosos maior seria a riqueza do País. Essa escola econômica foi motivadora de guerras e saques a outras nações, ostentando assim o nacionalismo.

- Fisiocracia: Considerada uma reação ao Mercantilismo, a Fisiocracia prega que a terra é a única fonte de riqueza, fixando assim a idéia de que a riqueza provém de trabalhos econômicos como a lavoura, a pesca e a mineração.

- Os Clássicos: Dentre os grandes colaboradores para a atual forma de estudar a Economia, podemos destacar nomes como Adam Smith, que pregava a atuação da livre concorrência, sem qualquer interferência; David Ricardo, que aprofundou-se nos estudos referentes ao comercio internacional entre as nações; Entre alguns outros que contribuíram para chegarmos ao atual conceito de Economia.

• A Teoria Neoclássica

Uma visão baseada mais na microeconomia, relação de consumidor e produtor. Não levando a fundo os demais problemas da sociedade. Com ênfase na satisfação de ambas as partes.

• A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com