TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedir Ajuda

Ensaios: Pedir Ajuda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 2

Passo 1

Estamos vivendo um momento onde as crianças já crescem em meio a era digital, com muitos conteúdos, informações, onde tudo é muito fascinante e encantador.

Os livros são simples, histórias já não interessam tanto em meio a tanta tecnologia.

Quando usamos este tema não falamos apenas de literatura, falamos também de evolução humana, falamos de novas gerações, que apresentam as características que talvez expliquem o desinteresse pelos livros simples, na opinião das crianças, “sem graça, sem vida”.

Partindo desse pressuposto devemos analisar e refletir sobre esse grande desafio que é ser um educador neste contexto atual, procurar novas ideias e estratégias para fazer com que a criança se interesse pelos meios utilizados, competindo com as novas modalidades informais.

Com essas modificações o professor passa a ter um papel primordial no processo de ensino aprendizagem, proporcionando aos alunos a possibilidade de um desenvolvimento mais amplo, ampliando o conhecimento e desenvolvimento da capacidade de raciocínio crítico.

Muitos são os estudos dentro da língua portuguesa e da evolução da educação literária, porém pouco são os resultados e recursos oferecidos, como capacitações e livros de qualidade, com imagens e efeitos visuais, que chamem a atenção das crianças, e quando existem são poucos, pois ainda são de alto custo.

Apesar de todas as mudanças, rupturas, consequências, acreditamos que a literatura infantil é imortal, pois apesar de tudo ela sempre será a que mais estimula a imaginação de quem lê, envolve a fala, a expressão de quem conta. Claro que tudo isso irá evoluir, acompanhar lentamente a evolução da mídia (que atualmente é moda, apenas modismo), mas a cultura prevalecerá.

A história acrescenta ao aprendizado o conceito geográfico, de tempo, espaço, como regras, conceito moral e ético, comportamento social e respeito ao próximo.

O professor deve ter a consciência de que a literatura é um grande recurso pedagógico, e que se trabalhado de forma correta ela traz inúmeras possibilidades de formação do individuo.

Só não podemos esquecer que tudo isso acontecerá principalmente no ambiente escolar, pois é nela que a maioria das crianças, iniciam suas vidas de leitores, sendo onde eles irão adquirir o gosto pela leitura e assimilar a importância e o saber da mesma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com