TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedir Ajuda

Dissertações: Pedir Ajuda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  1.720 Palavras (7 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 7

ENFERMAGEM – 2º/3º Período/2014

HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE HISTOLOGIA

Data: ........../........../ 2014. Nº Relatório: ................

Curso: ¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬......................... Série /Turma (P): ......................... Turno: ............................

Tema da Aula: .......................................................................................................................

Professora: Elisângela Morais B. de Mendonça Silva.

Aluno(a): .................................................................................................. RA: ......................

AULA PRÁTICA

Assuntos: Estruturação, manuseio, utilização e funcionamento do microscópio óptico (MO) ou microscópio de luz (ML).

Objetivo(s): Entender a importância da utilização do microscópio óptico no estudo tecidual

 Aprender a usar e familiarizar-se com o microscópio óptico;

 Identificar os sistemas de constituição do microscópio;

 Conhecer todos componentes inseridos na estrutura do microscópio;

 Aprender a função de cada uma das partes de constituição do microscópio;

 Entender o mecanismo geral de funcionamento do microscópio na ampliação da imagem;

 Manusear corretamente o microscópio.

MICROSCÓPIO DE LUZ

O microscópio óptico (MO), ou microscópio de luz (ML), é um instrumento que permite observar objetos de pequenas dimensões ou invisíveis a olho nu. Fornece uma imagem consideravelmente aumentada, geralmente invertida da esquerda para a direta, devido à associação de lentes. É constituído por dois sistemas, um formado por partes mecânicas e o outro por partes ópticas. Cada sistema engloba uma série de componentes constituidores do equipamento como um todo.

SISTEMAS DO MICROSCÓPIO DE LUZ

Cada um dos sistemas do MO tem finalidade específica, o Sistema Mecânico se responsabiliza pela estabilidade e sustentação do equipamento, e o Sistema Óptico, composto por um conjunto de elementos transparentes (lentes biconvexas diferenciadas em objetivas, situadas próximas ao objeto que se observa, e oculares, próximas ao olho do observador) que conduzem o feixe luminoso usado na microscopia, que por sua vez tem como função o estabelecimento da imagem do objeto estudado.

Como um todo, envolvendo sistemas mecânico e óptico, o MO é composto por:

a) Base ou pé: sustenta todo o conjunto do MO podendo ser triangular, redondo, oval ou de outra forma qualquer desde que seja amplo, sólido e pesado a fim de suportar essa sustentação.

b) Braço, Coluna ou Estativa: esta se articula com o pé sustentando o tubo do microscópio onde se encontram as lentes.

c) Mesa ou Platina: é uma mesa em miniatura, perpendicular ao grande eixo do microscópio, que sustenta a lâmina e tem orifício no centro dando passagem para a luz. A lâmina é presa por meio de pinças, presilhas ou garras e desloca-se por meio de um mecanismo de deslizamento, provido de botões que se movimentam chamados charriot.

d) Canhão ou tubo: faz a comunicação entre as partes ópticas de resolução e ampliação, ou seja, entre a objetiva e a ocular.

e) Revólver: peça giratória do tubo que proporciona a fixação e troca de objetivas.

f) Parafuso Macrométrico: permite movimentos mais grosseiros da platina em direção as objetivas ou vice-versa.

g) Parafuso Micrométrico: permite movimentos menores mais delicados da platina em direção às objetivas ou vice-versa, para focalização complementar. Localiza-se próximo ao parafuso micrométrico ou adaptado sobre ele. Em certos microscópios, só existe um parafuso em lugar do macro e do micrométrico (roda de enfoque).

h) Parafuso condensador: também se situa na porção inferior da coluna, destinando-se a elevar e abaixar o condensador.

i) Trava: parte mecânica, junto ao braço do microscópio pode existir uma alavanca que trava o movimento do parafuso macrométrico em uma determinada posição, impedindo a

movimentação da platina e protegendo as objetivas contra possíveis choques na lâmina estudada.

j) Objetivas: situadas sempre próximas do objeto que é observado no microscópio, constituem-se em sistemas centrados de lentes convergentes que formam a imagem, real e invertida do objeto. Essa imagem é que é acompanhada pela ocular e tornada definitiva.

k) Oculares: as oculares são formadas por sistemas de lentes cuja posição está sempre próxima ao olho do observador. Sua finalidade é recolher a imagem aumentada, vertical a direta. Como a imagem que a objetiva fornece é invertida, a imagem, final do microscópio será também invertida. As oculares são formadas por duas lentes, a superior (lente ocular) e a inferior (lente de campo ou colética).

Outros elementos são importantes constituintes da parte óptica de um microscópio, dentre eles pode-se citar:

l) Fonte Luminosa ou de Luz: pode ser distante, como a luz solar ou próxima como a luz de uma lâmpada. Os microscópios modernos, mais aperfeiçoados, possuem uma lâmpada embutida.

m) Diafragma ou Íris: quando for conveniente, pode-se limitar parte dos raios de luz periféricos que chegam ao objeto. Para tanto, o microscópio dispõe de um diafragma que permite diminuir a abertura de entrada do feixe luminoso.

n) Condensador: é possível também aumentar a quantidade de luz que atravessa o objeto, tanto no caso da luz ser fraca, como no caso em que o aumento da objetiva exige raios mais intensos. Neste caso, usa-se o condensador como um dispositivo auxiliar que condensa os raios luminosos.

o) Filtros: os filtros são discos de vidro coloridos ou recobertos com gelatina colorida que absorvem parte das radiações luminosas que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com