TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedir Ajuda

Artigo: Pedir Ajuda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 3

M. N. Beaudoin e M. Taylor: Bullying e desrespeito: como acabar com essa cultura na escola

O que é bullying e desrespeito? (significado do termo e características)

Os comportamentos agressivos, anti-sociais e a falta de respeito que ocorrem no interior da escola são considerados como violência; uma dessas formas de violência que atualmente tem merecido destaque tem sido bullying ou intimidação entre pares. A palavra bullying é derivada do verbo inglês bully, que significa usar a superioridade física para intimidar alguém. Também adota aspecto de adjetivo, referindo-se a “valentão”. Essa terminologia bullying tem sido adotada para explicar todo tipo de comportamento agressivo, cruel, intencional e repetitivo que envolve as relações interpessoais.

O fenômeno bullying se caracteriza como sendo um comportamento agressivo e/ou danoso que acontece de forma repetitiva num período prolongado de tempo contra uma mesma vítima e não tem motivos evidentes, porém a rejeição às diferenças é de grande importância na ocorrência desse fenômeno.

Segundo Pinheiro esse comportamento violento se divide em dois grupos: o primeiro grupo se refere as ações diretas físicas (chutar, empurrar, bater, tomar pertences) e verbais (apelidos e insultos); e o segundo, as ações indiretas/emocionais através de boatos. A ação verbal é a mais comum. O papel desempenhado na situação bullying pode ser alterado pelas características dos envolvidos, a pessoa não é necessariamente a vítima ou a agressora.

Conforme colocam Beaudoin & Taylor: ...os alunos vitimados tornam-se agressores, agressores passam a ser vitimados, e o desrespeito move-se furtivamente das relações entre alunos para as relações entre alunos e professores, e então para as interações entre professores e alunos.

Entre os autores de intimidação, que utilizam a força física, encontram-se os garotos. Um dos principais motivos é a influência da mídia que representa a masculinidade dos heróis através da força física. Já as meninas preferem formas mais sutis e indiretas para magoar e intimidar.

Um dos motivos do bullying e o desrespeito acontecerem com tanta freqüência se deve ao fato dos profissionais da educação, responsáveis pelas crianças, estarem ausentes dessa relação e, também, porque essas atitudes agressivas podem ocorrer de forma velada e em ambientes que estes não estão muito presentes (recreio, entrada e saída da escola).

Não se pode considerar ato de bullying algumas situações desrespeitosas, como apelidos sem fundo pejorativo, xingamentos ou brigas momentâneas (por não emprestar algo, por ter derrubado sem querer o material, etc). Esse comportamento se refere à falta de respeito, pois as crianças em determinada idade são bastante impulsivas, agem sem pensar nas conseqüências, xingam por estarem com raiva. Presencia-se nas escolas casos em que alunos brigam, de se xingar e bater, porém alguns minutos depois, voltam a conversar como se nada tivesse ocorrido, ou seja, toda aquela agressividade foi pelo problema do momento, mas não é uma rivalidade entre os alunos. Diariamente ocorrem brigas entre eles, porém nem sempre podem ser consideradas atos de bullying, mas mesmo assim, devem ter a intervenção do educador. Essa situação é diferente, pois o bullying acontece quando um ou mais alunos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com