TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedir Ajuda

Pesquisas Acadêmicas: Pedir Ajuda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/2/2015  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 2

Sabemos que o alcance do macroambiente de cada instituição depende do tamanho, parte e do raio de influência que a organização tem. Sendo assim, toda organização pode influenciar uma comunidade, cidade, estado, região e ainda que cada instituição apresenta uma realidade gerada essencialmente do seu processo histórico, cultura, costumes, origens dos seus fundadores, clima, características geográfica, entre outros.

Podemos analisar o macroambiente orientados por alguns segmentos como a economia que concentra a renda e sua distribuição, preços, empregos, dinamismo econômico, padrões de consumo, a demografia: população, número de habitantes, composição, distribuição, escolaridade, faixa etária, a política onde temos a política: legislação, regulamentações, movimentos populares, etc., a tecnologia: tecnologias do produto, sistemas informatizados, prestação de serviços, comunicação, internet, etc, o meio ambiente: meio urbano, meio rural e a cultura como estilos de vida, valores da sociedade, cultura popular, etc.

A universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM), embora sendo localizada na cidade de Uberaba – MG não tem uma população absoluta concentrada apenas na cidade, abrange varias cidades como prestação de serviços pelo hospital de clinicas e qualificação estudantil abrangendo ai toda a população, mesmo que de outros estados.

As forças sociais, das quais podemos citar; a taxa de crescimento demográfico, expectativa de vida, mudanças de hábito e estilo de vida, grau de escolaridade e outras, não consistem um fator muito relevante para a organização. Essas variáveis apresentam com fatores de médio impacto para as universidades, por exemplo, o crescimento demográfico aliado ao crescimento da renda sugere um crescimento natural da demanda por universidades particulares. Em contrapartida, em se falando do Hospital de Clinicas o crescimento populacional é uma preocupação que afeta de certa forma a instituição, gera filas no atendimento nos ambulatórios e grande concorrência procedimentos cirúrgicos ambulatoriais.

O ambiente político também acaba por influenciar o andamento da organização principalmente através da legislação e das políticas econômicas. No ambiente econômico é refletido o comportamento da administração mais alta, já que a instituição não prevê lucros mas trabalha em cima da educação e prestação de serviços em saúde pelo sistema SUS. Em se tratando do segmento sociocultural, é fácil apontar alguns elementos críticos, como a diversidade do trabalho, atitudes em relação a vida profissional de servidores, questões ambientais, mudanças na preferência de trabalho e carreira, é comum presenciarmos servidores com desvio de funções.

Quanto ao aspecto tecnológico, a instituição utiliza da tecnologia como fator estratégico no que se refere a organização de todas as disciplinas e a banco de dados no ambiente de registro do hospital das clinicas da universidade, mantem e organiza todos dados de usuários e prontuários, sem essa ferramenta o sistema não funciona.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com