TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pelo Que Temos Observado No Panorama Educacional Em Nosso País, A Questão Da Universalização Do Atendimento Escolar Tem Sido Acompanhada Pela Garantia Do Padrão De Qualidade E Pela Valorização Dos Profissionais Do Ensino? Justifique.

Exames: Pelo Que Temos Observado No Panorama Educacional Em Nosso País, A Questão Da Universalização Do Atendimento Escolar Tem Sido Acompanhada Pela Garantia Do Padrão De Qualidade E Pela Valorização Dos Profissionais Do Ensino? Justifique.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  1.200 Palavras (5 Páginas)  •  1.520 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

O assunto abordará sobre a educação do nosso país e suas politicas educacionais e organizaçional que se encontra na Constituição Federal, que como cidadãos que somos e que cumprimos, precisamos ainda mais, fazer parte deste processo para se estabelecer perspectivas melhores a este sistema de ensino, que é a base pára todos.

A educação é muito importante, pois através dela que conquistamos nosso espaço na sociedade.

Estudando a fundo percebemos que a situação era muito precária, mas com os anos conseguimos um grande avanço em todas as partes. A LDB é a lei brasileira mais importante. Mas na verdade nos deparamos com outra realidade.

A realidade da educação esta aliada a outros aspectos também, falta de interesse, desvalorização, falta de condições, entre outros que acasionam isso.

Só vamos conseguir mudar nossa sociedade quando a intenção for formar cidadões criticos, capazes de lutar por uma educação melhor, concientizadora, democratica, onde o sujeito desperte sua capacidade de humanização.

Para se ter uma educação de qualidade e voltada para todos, devemos investir na boa formação dos professores, valoriza-los e dar espaço adequado, só assim podemos mudar esta questão e todos poderam ter melhora e oportunidades de educação.

Etapa 1

Em relação ao texto apresentado isto mostra como a falta de vagas nas escolas em nosso país esta cada vez mais dificil e por outro lado também podemos perceber que muitas ciranças não vão à escola por motivo de dificuldades ou que os pais não matricularam os filhos, ou seja, por qualquer motivo que seja ainda muitas crianças não frequentam a escola e que isto é preocupante para os órgãos que regem este ensino.

A noticia mostra que 7,3% do total destas crianças estão fora da escola.

Conforme diz na Emenda Constitucional 59 que a oferta do ensino público é gratuita e torna-se obrigatoria dos 4 aos 17 anos e que os governos devem adaptar as novas regras até 2016.

Já na creche o processo é menor, pois, os mesmos apontam que crianças de 0 a 3 ano, 81,6% das crianças, ou seja, 8,5 milhões com esta faixa etaria não frequenta creches, pois, também não é obrigatório, mas desde que os pais matriculem os mesmos os órgãos competentes devem prestar assistencia e matricular estas crianças.

Existem muitas desigualdades em termos socio economicos em nosso país entre as familias e esta questão economica, não quer dizer nada na condição em que os pais matriculando seus filhos devem superar estes aspectos e procurar minimizar os pboblemas sejam eles sociais economicos ou outro e neste ambito ediucacional o ensino fundamental é primordialmente importante para todos.

É notóriio que o governo deve dar a oportuniddae a todos, mas principalmnte abrir espaços e dar condições a estas familias mais pobles e carentes.

Estas condições de estudos apontam uma relevancia muito grande em relação ao ensino fundamental e os alunos de creche, pois esta proporção aumenta devido a renda de cada pessoa.

Este estudo aponta que desde cedo no ensino infantil até aos seus anos de aprendizagem e etapas posterior esta media vão aumentando conforme a proporção.

Etapa 2

No que diz a respeito do ensino e que regem este país as leis foram sancionadas e devem ser cumpridas a rigor, e sobre a educação no artigo 206 diz:

I – igualdade de condições para o acesso e permanencia na escola;

II – liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;

Art. 208

O poder do Estado com a Educação será efetivado mediante a garantia de:

I – educação básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria;

Art. 214

A lei estabelecerá o palno nacional de educação e de duração decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, metas objetivos e estrategias de implemnentação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis etapas e dmodalidades por meio de ações integradas dos poderes publicos das diferentes esferas que conduzam:

I – erradicação do analfabetismo;

II – universilazição do atendimento escolar

Mediante estes artigos a educação esta sempre presente em nossos dias e todos tem o dever e saber valer as leis e assim cumpri-las conforme diz na Constituilção Federal.

Etapa 3

A educação em nosso país tem passado por inovações e adequações, para o sistema educacional, mas em muitos aspectos precisam ampliar este estudo e até mesmo renovar certos setores da educação.

A escola é um espaço de aprendizado e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com