TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Penha Mendes

Artigo: Penha Mendes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  865 Palavras (4 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 CONTABILIDADE 5

3 GESTÃO FINANCEIRA 6

4 MATEMÁRICA FINANCEIRA E FINANÇAS CORPORATIVAS 7

5 CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

Ao desenvolver essa atividade individual, pude aprofundar os conhecimentos teóricos apresentados nas disciplinas de Matemática Financeira, Gerência Financeira, Introdução à Contabilidade e Finanças Empresariais, do 3º semestre do Curso de Tecnologia de Processos Gerenciais.

Através do tema proposto “Análise da Empresa Sucesso Ltda.” foi realizado o trabalho de acordo com os conteúdos das disciplinas.

2 CONTABILIDADE

A contabilidade é utilizada para levantamento de informações para pessoas físicas e jurídicas que se interessem pela avaliação e desenvolvimento de determinada entidade, seja direta ou indiretamente.

Os usuários podem ser internos, que são os que necessitam de informações detalhadas e específicas, pois estão ligados diretamente a administração da empresa, e os externos, que são os que necessitam de relatórios para terem conhecimento do desenvolvimento da empresa.

Os usuários internos são os colaboradores diretos da empresa, sejam diretores, encarregados ou subalternos.

Os usuários externos são os acionistas, investidores, instituições financeiras, fornecedores, órgãos públicos e o mercado de uma forma geral.

O objetivo da contabilidade é o controle do patrimônio da entidade, através da avaliação da situação econômica e financeira, bem como o fornecimento dessas informações aos seus usuários.

3 GESTÃO FINANCEIRA

O gestor financeiro contemporâneo deve estar adaptado as tendências do século XXI, porém deve manter algumas características tradicionais, que são inerentes à profissão.

Muita mudança tem ocorrido no mundo corporativo nos últimos anos devido, principalmente, a globalização e acesso rápido à informação através da Internet, o que tem nos obrigado a repensar nossas atividades e nos reinventar, e isso tem afetado bastante as atividades do gestor financeiro.

O perfil do profissional de finanças do passado era tipicamente formal, isolado das outras áreas, crítico por excelência e, em alguns casos, até afastado do negócio em si. A base por trás desta postura era “não importa o ramo de negócios, o mundo financeiro é sempre o mesmo“.

Atualmente observa-se a necessidade de se elevar a função da área financeira ao nível mais estratégico possível, agregando mais valor ao negócio e trazendo o departamento financeiro o mais próximo possível ao departamento comercial ou vendas. Hoje o diretor ou gerente financeiro não é mais apenas um gestor de números, ele passa a ser também um agente comercial além de ter o papel de facilitador de vendas, criando mecanismos financeiros que passem as informações financeiras, fiscais e contábeis de maneira clara, prática, imparcial e, principalmente, objetiva aos parceiros e alta direção.

Desenvolver novas habilidades pró-ativas passa a ser determinante neste novo perfil, além de outras capacidades como, e principalmente, ética, responsabilidade corporativa, transparência, comprometimento, orientação para resultados, disponibilidade (por tradição o financeiro era uma área fechada e, de certa forma, pouco acessível aos outros departamentos). O gestor financeiro contemporâneo precisa ter uma visão holística dos negócios e conhecer os produtos ou serviços da empresa.

A competitividade aumenta a responsabilidade do gestor financeiro, tornando-o co-responsável pela participação de sua empresa adaptada ao mercado atual, frente aos concorrentes e aos consumidores.

4 MATEMÁTICA FINANCEIRA E FINANÇAS CORPORATIVAS

Pessoas físicas, empresas, organizações e o governo (principal tomador de empréstimos em nossa economia) contraem dívias para realização de desejos e necessidades.

Como os volumes financeiros são altos, os credores das dívidas (bancos e outras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com