TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pensamento,linguagem e desenvolvimento

Por:   •  20/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 2

Pensamento,linguagem e desenvolvimento

A alfabetização tem o significado de domínio da leitura e da escrita,e a criança para ser alfabetizada precisa passar por um longo processo de desenvolvimento de uma série de etapas. Para entendermos melhor esses processos,o conhecimento sobre o desenvolvimento humano é fundamental. Piaget e Wallon contribuiram muito e trouxeram novas formas de olhar às crianças.

Na teoria de Wallon,conhecemos dois tipos de pensamentos: o pensamento sincrético e o pensamento categorial. A criança possui o predomínio do pensamento sincrético,ou seja,uma lógica própria que combina realidade e fantasia aleatoriamente. A criança passa por etapas que vão ajudar a progredir seu raciocínio lógico até alcançar o periodo Categorial, que costuma surgir aos 7 anos. Nele acriança inicia o desenvolvimento da memória, da atenção voluntária e da abstração.

Na teoria de Piaget a chegada dessa lógica ocorre no período Operatório Concreto,que também se da por volta dos 7 anos,e ela é extremamente necessária para a compreenção dos ensinamentos na escola.

Cada criança tem o seu próprio ritmo,mas independente do ritmo é preciso não atropelar nenhuma etapa,todas são fundamentais para a nossa formação e nosso desenvolvimento cognitivo continuo. Uma vez que o aluno não está apto para receber e compreender os ensinamentos e fracassa em sua alfabetização,pode acarretar a vários outros fracassos na sua vida acadêmica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)   pdf (34.2 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com