TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perguntas E Respostas

Casos: Perguntas E Respostas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  3.166 Palavras (13 Páginas)  •  2.167 Visualizações

Página 1 de 13

2 - A atual exigência da melhoria da produção do texto escrito atinge diretamente as instituições educacionais. Com isto, o questionamento do papel da universidade sobre a sua função na sociedade se faz necessário para que ocorra, a partir da produção textual dos alunos universitários, a melhoria desejada. A Universidade existe para cumprir 3 funções básicas:

Resposta: ensino, pesquisa e extensão

3 - O desenvolvimento e os resultados da pesquisa básica são difundidos por comunicação em revistas, congressos e livros. Esta é a importância da textualidade para a comunicação do conhecimento produzido. É pela linguagem que o pesquisador docente tem acesso ao conhecimento científico. Esse fato relaciona a linguagem à:

Resposta: produção e à difusão da ciência

4 - A pesquisa acaba assumindo uma tríplice dimensão. De um lado, tem uma dimensão epistemológica: perspectiva do __________________________________, só se conhece construindo o saber, ou seja, praticando a significação dos objetos. De outro lado, assume ainda uma dimensão pedagógica: a perspectiva decorrente de sua relação com a __________________________________________. Ela é necessária para o processo de ensino/ aprendizagem, só se aprende e só se ensina pela efetiva prática da pesquisa.

Reposta: conhecimento / aprendizagem

5 - Quando um pesquisador abordar um assunto apenas levantando os vários autores que escreveram sobre este assunto, sua pesquisa é:

Resposta: bibliográfica

6 - Uma psicóloga tinha um paciente com neurose e queria pesquisar toda sua história fora e dentro da clínica, escrevendo todos os resultados que havia colhido durante as sessões de terapia. Qual é o tipo desta pesquisa?

Resposta: estudo de caso

7 - Sobre a pesquisa descritiva, apenas uma alternativa está incorreta. Aponte-a

Resposta: A pesquisa bibliográfica não está presente na pesquisa descritiva em hipótese alguma.

8 - Assinale a alternativa correta:

Resposta: A pesquisa bibliográfica busca a explicação de um problema em referências teóricas contidas em livros e artigos científicos.

9 - Assinale a alternativa incorreta:

Reposta: A pesquisa experimental é a mais utilizada nas ciências humanas

10 - Identifique no texto a seguir o tipo de pesquisa efetuado:

A literatura recente revela que, ao penetrarem em nossas vidas, inovações tecnológicas, como os computadores e a Internet, geraram importantes transformações psicológicas. Sabe-se muito pouco, no entanto, sobre os impactos psicológicos de outra nova tecnologia: a telefonia celular. Os resultados de uma pesquisa sobre o uso de celulares por jovens cariocas sugerem que a telefonia móvel também está produzindo alterações psicológicas. Indicam, ainda, que essas alterações são condizentes com a nova organização subjetiva - fluida e em constante transformação - descrita por vários analistas da era contemporânea. No caso desses jovens, as principais alterações identificadas dizem respeito: à dilatação da sua autonomia, liberdade e privacidade; ao incremento da intimidade em vários de seus relacionamentos; à emergência de novas formas de controle interpessoal; ao aumento de sua sensação de segurança e ao sentimento de nunca estarem sós.( Ana Maria Nicolaci-da-Costa, Psic.: Teor. e Pesq. vol.20 no.2 Brasília May/Aug. 2004)

Resposta: exploratória

11 - A busca de dados reais, no ambiente em que se desenvolve o fenômeno estudado, bem como a descrição da metodologia utilizada durante o processo de investigação científica, fazem parte do que se chama de:

Resposta: pesquisa de campo

12 - O texto eletrônico permitirá ao homem o sonho da biblioteca universal. Como poderemos conceituar esta nova biblioteca?

Resposta: Biblioteca universal é uma biblioteca sem muros e sem fronteiras, tornando disponível todo o patrimônio escrito dos documentos e conhecimentos da humanidade.

13 - A geração de conhecimento:

I. Significa a atividade nas áreas de C&T e de P&D, que têm como resultado ou produto, as descobertas, invenções ou inovações.

II. Dá-se em laboratórios de universidades e centros de pesquisa.

III. Na área tecnológica tem lugar nos laboratórios, oficinas, plantas-piloto e parques tecnológicos.

IV. Nunca ocorre em incubadoras de empresas de universidades e de centros de pesquisa ou em instalações de pesquisa das indústrias.

V. Interessa de perto ao setor produtivo

Resposta: Somente IV está incorreta

14 - Assinale a alternativa correta:

I. O conhecimento gerado na área científica tem sido de grande utilidade para as pesquisas na área tecnológica.

II. O conhecimento científico não estabelece um fluxo de informações sobre novas descobertas e invenções de interesse para o desenvolvimento de um produto ou um processo produtivo.

III. O avanço do conhecimento na área tecnológica interessa às pesquisas na área científica, porque significa a possibilidade de se utilizar os resultados obtidos na produção de novos instrumentos e equipamentos para análises, mensurações e determinações, bem como para criação de condições especiais para observações.

Resposta: Somente II está incorreta

15 - A partir da definição de 'Documento', assinale a alternativa que não corresponde a uma fonte de informação para pesquisa documental. 'Qualquer suporte que contenha informação registrada, formando uma unidade, que possa servir para consulta, estudo ou prova. Inclui impressos, manuscritos, registros audiovisuais e sonoros, imagens, sem modificações, independentemente do período decorrido desde a primeira publicação. (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023, 2000).

Resposta: Artigos científicos

16 - O conjunto de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com