TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perguntas E Respostas Tga

Pesquisas Acadêmicas: Perguntas E Respostas Tga. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  9.005 Palavras (37 Páginas)  •  3.237 Visualizações

Página 1 de 37

Trabalho referente ao livro

Capítulo 1- A Administração e suas perspectivas

1-Quais as qualidades necessárias ao administrador, tendo em vista a variedade de situações com que se defronta.

Conhecimento, habilidade com o trabalho, competência, e saber lidar com pessoas.

2-Qual o objetivo de estudo da Administração

Aprender a desenvolver habilidades dentro de uma organização, conhecimento no campo de negócios, enfim, a “cuidar” de uma empresa.

3-Comente o estado atual da TGA.

A TGA estuda a administração de empresas tendo seis variáveis principais: tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia, ambiente e competitividade. À medida que a Administração se defronta com novas situações que surgem no decorrer do tempo, suas teorias são modificadas para continuar uteis e aplicáveis.

4-O que diz sobre a Administração na sociedade moderna

A sociedade vem se modificando, se tornando cada vez mais moderna, e a Administração vem dando conhecimento as pessoas para solucionar os problemas que afligem a humanidade de hoje.

5-Quais os principais desafios para a Administração na década de 90

Nos anos 90 a sociedade passa por uma mudança generalizada, onde a informação começa a ser um recurso estratégico. Computadores, televisão, celular entre outros passam a ser mais acessível a todos. Com essa disponibilidade facilitada, as pessoas ficam mais exigentes e consomem mais, aumentando assim a competitividade entre as empresas, a fim de levar melhorias cada vez mais rápidas para satisfazer as necessidades de seus consumidores. O Governo porem não acompanha o ritmo desse desenvolvimento e não atendendo as necessidades da população, então a população busca resolver seus problemas por si mesmos. As empresas se sentindo pressionadas criam soluções como previdência privada, plano de saúde, seguro de vida e acidentes entre outros suportes.

Capitulo 2-Antecedentes históricos da Administração

1-Qual foi a contribuição dos antigos filósofos gregos, como Sócrates, Platão, e Aristóteles para a Administração

Através de suas teorias é que se começou a trabalhar com planejamento, organização, direção e controle, pois eles buscavam soluções para seu meio exterior. Sócrates acreditava que qualquer um pode presidir desde que seja capaz. Platão preocupou-se com os problemas políticos inerentes ao desenvolvimento social e cultural. Aristótelesdistinguia três formas de administração: Monarquia, Democracia e Aristocracia.

2-Qual foi a contribuição de René Descartes para a Administração?

Criou o método cartesiano que consiste em quatro princípios. Da evidencia (sempre questionar), da decomposição (dividir os problemas em pequenas partes), da de composição (analisar os problemas) e da enumeração (resolver em ordem, seja o mais importante, o mais grave, etc.).

3-Qual foi a influencia da Organização Eclesiástica da Igreja Católica na administração ?

Foi a questão da hierarquia, ou seja, o grau de autoridade(gerente, supervisor, operário), pois sem hierarquia a empresa não funciona .

4-Qual foi a influencia da organização militar?

A questão do planejamento estratégico(planejar antes de fazer), a unidade de direção(o rumo a ser seguido, comandado), a unidade de comando (saber quem manda), e a disciplina (fazer o que tem que fazer independente do os outros estão fazendo).

5-Em que aspectos a Revolução Industrial provocou o ambiente propício para o surgimento da moderna administração?

Do rural para o urbano, as pessoas estavam cada vez mais se deslocando para as cidades a procura da melhoria de vida, com isso começou o surgimento de favelas, no rural não precisava, por exemplo, de educação para trabalhar, pois o mais provável e que se seguiria o trabalho braçal, no urbano quem tinha estudo ganhava mais, já quem não tinha ganhava menos, o que é bom para a empresa, mas ruim para as pessoas. E com a passagem do manual para as maquinas, estas tomaram o lugar do homem.

6-Qual foi a influencia dos economistas liberais?

O surgimento do conceito da livre concorrência (a questão da competitividade), e do liberalismo econômico (a eliminação de qualquer interferência proveniente de qualquer meio na economia).

7-A influencia de Karl Marx e Friedrich Engels?

Acreditavam que a base material é formada por forças produtivas (tudo aquilo que permite a produção) e por relações de produção (os proprietários e quem possui apenas a força de trabalho).

8-Qual foi a influencia dos pioneiros e empreendedores?

Poucas empresas possuíam uma estrutura administrativapois eram mais empresas familiares, mais pro final do século para invenções.

Capitulo 3 - Administração cientifica

1-Comente os princípios de administração de Taylor

Seu proposito era aumentar a eficiência industrial, como as pessoas estavam trabalhando e faze-los trabalhar melhor. Com isso criou métodos como: pagar salários melhores (quem trabalhava mais ganhava mais) reduziu custos de produção (desperdícios, matéria-prima e ate funcionários), estabeleceu processos padronizados onde todos faziam a mesma coisa, executar a produção com um tempo determinado e de uma maneira determinada, com especialização dos funcionários, melhores condições de trabalho, operários escolhidos pelo tipo físico para cada função, e criando uma atmosfera de cooperação.

2-Em que aspectos a analise do trabalho e o estudo dos tempos e movimentos serviram de base para o trabalho de Taylor?

Ele acreditava que se determinando um tempo x e um movimento y para todos fazerem iguais os tornariam mais ágeis.

3-O que e eficiência

Significa fazer bem e bem feito. O trabalho eficiente é um trabalho bem executado

4-O que é divisão de trabalho e especialização do operário?

Divisão de trabalho é quando se divide uma tarefa para os funcionários onde cada um vai ter uma função

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com