TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perspectiva

Tese: Perspectiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  Tese  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

O desenho técnico é um ramo especializado do desenho caracterizado assim por ser um tipo de representação específica usada por profissionais de uma mesma área. Este tipo de desenho é uma expressão gráfica que tem por finalidade a representação da forma, dimensão e posição de objetos de acordo com diferentes necessidades requeridas pelas diversas modalidades de engenharia e também da arquitetura. Deve transmitir com exatidão todas as características do objeto que representa.

PERSPECTIVA

Perspectiva é a representação gráfica dos objetos tridimensionais. Existem vários métodos de representação através de perspectivas, estes variam de acordo com a posição do observador e as necessidades de esclarecimento do modelo. Os resultados obtidos também variam quanto a semelhança com a visão humana. Observe como um objeto pode ser representado de maneiras diferentes:

Perspectiva Isométrica

A Perspectiva isométrica ocorre quando o observador está situado no infinito e as retas projetantes são paralelas umas às outras e incidem perpendicularmente no plano. A representação tridimensional em que o objeto se situa num sistema de 3 eixos coordenados (axonometria). Estes eixos, quando perspectivados, fazem entre si ângulos de 120°. Os 3 eixos isométricos x, y e z formam entre si ângulos de 120°. Os eixos oblíquos formam com a horizontal um ângulo de 30° e suas medidas dos eixos principais permanecem inalteradas. Cada um desses eixos corresponde a uma dimensão do objeto.

Perspectiva Cavaleira

As perspectivas paralelas oblíquas, chamadas também de cavaleiras, ocorrem quando o observador, situado no infinito, gera retas projetantes (paralelas) que incidem de forma não perpendicular no plano. Assim, caso uma das faces do objeto a ser projetado seja paralela a este plano, esta face estará desenhada em verdadeira grandeza, ou seja, suas medidas serão exatamente iguais às da realidade, porém as demais faces sofrerão distorção.

Perspectiva Cônica

As perspectivas cônicas são as que mais se assemelham ao olhar humano. Elas ocorrem quando o observador não está no infinito, e portanto todas as retas projetantes divergem dele.

Numa perspectiva de 1 ponto de fuga todas as linhas de um objeto ou desenho convergem a um ponto colocados na linha do horizonte. Este ponto é o mais importante de tudo na perspectiva.

Observe:

Linha do Horizonte: é o elemento em perspectiva que representa o nível dos olhos do observador.

Ponto de Vista: é comum ser identificado por uma linha vertical perpendicular à linha do horizonte.

Ponto de Fuga: para onde todas as linhas paralelas convergem, quando vistas em perspectiva.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com