TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perspectivas Da Avaliação Na Política Nacional De Humanização Em Saúde.

Trabalho Escolar: Perspectivas Da Avaliação Na Política Nacional De Humanização Em Saúde.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  245 Palavras (1 Páginas)  •  265 Visualizações

Perspectivas da avaliação na Política Nacional de Humanização em Saúde: aspectos conceituais e neurológicos

O artigo aborda sobre componentes do processo avaliativo de humanização que tornam favoráveis as transformações no cotidiano das organizações e nos seus resultados. Fala-se também sobre os princípios e ações de humanização no contexto da avaliação em saúde, que a propósito esses princípios da Política Nacional de Humanização (PNH) são bem importantes, pois enfatizam a necessidade de assegurar atenção integral as pessoas e estratégias de aumentar a condição de direitos e de cidadania da população.

Na PNH pode-se observar uma variedade de iniciativas que podem ser mencionadas como variáveis interligadas, que podem influenciar resultados em indicadores complexos. A mesma constitui-se de uma política com princípios e objetivos extremamente definidos, buscando diminuição relativa de desníveis no acesso e de qualidade no/do trabalho. E ações especificas desenvolvidas pela Política de Humanização, podendo ser compreendidas como intervenções da PNH, geram novos processos e produtos, necessariamente devendo resultar em novos indicadores para seu dimensionamento.

A avaliação na perspectiva da PNH deve constituir-se buscando os significados específicos de sua contribuição para as mudanças e resultados. E sua discussão deve fortalecer as iniciativas de integração dos processos de avaliação e monitoramento no Sistema Único de Saúde (SUS), tanto na perspectiva instrumental, quanto na perspectiva de construção de pactos conjuntos e ampliados. Um critério de bastante importância para certificar-se a qualidade e a continuidade dos processos de avaliação é a institucionalização, ampliando e estimulando pesquisas avaliativas de interesse para os serviços.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com