TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa

Ensaios: Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2015  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  712 Visualizações

Página 1 de 3

1. O que são finanças? Explique como esse campo afeta a vida de todas as pessoas e organizações.

Finanças é a arte e a ciência da gestão de ativos financeiros. O campo de estudo de instituições financeiras, dos mercados financeiros e do funcionamento dos sistemas financeiros, quer dentro de uma nação quer no mercado internacional.

A vida financeira de pessoas, empresas ou governos, que não forem muito bem planejada de acordo com a receita e despesa, pode trazer sérios transtornos, podendo sair do controle e estes efetuarem o “calote”. Há vários casos em que até países foram mal administrados financeiramente e tiveram que aplicar o calote, países como a Argentina, a Grécia mais recentemente, entre outros.

Nas organizações acontecem mais corriqueiramente, pois mais da metade das empresas que são abertas anualmente, fecham as portas antes do seu segundo ano de vida, tudo devido a falta de planejamento financeiro.

2. O que vem a ser a área de serviços financeiros? Descreva o campo da administração financeira.

A área de serviços financeiros se preocupa com o desenvolvimento e entrega de serviços financeiros a fim de atender as necessidades dos indivíduos e empresas e envolvem oportunidades interessantes nos ramos de serviços bancários, planejamento financeiro pessoal, investimentos, imóveis e seguros. Os administradores financeiros devem gerir os assuntos financeiros de qualquer tipo de empresa e desempenham as mais diversas tarefas financeiras, tais como planejamento, concessão de credito a clientes, avaliação de projetos de investimento e captação de fundos para financiar as operações das empresas.

3. Quais são os tipos jurídicos mais comuns de organização de empresas? Qual é o tipo dominante no que concerne o faturamento e lucro líquido?

Entre as formas de organização de empresas, as três mais comuns são a firma individual, a sociedade por cotas e a sociedade por ações. As formas individuais são as mais numerosas. Entretanto, as sociedades por ações são dominantes em termos de faturamento e lucro líquido.

4. Descreva os funções e o relacionamento entre as partes principais constituintes de uma sociedade por ações: acionistas, conselho de administração e presidente executivo. Como são remunerados os proprietários de uma sociedade desse tipo?

Sociedade por ações é um ente artificial criado por lei. Conhecida também como entidade jurídica, ela tem os poderes de uma pessoa física, no sentido de que podem mover ações ordinárias ou preferenciais, ações ordinárias é a forma mais pura e fundamental de propriedade de uma sociedade por ações. Os acionistas esperam conseguir retorno recebendo dividendos.

5. Indique e descreva sucintamente alguns tipos de modalidades jurídicas de organização, alem das sociedades por ações, que confiram aos seus proprietários responsabilidade limitada?

As sociedades por ações, cujo capital é dividido em frações representadas por títulos chamados ações, são duas espécies:

A. Sociedade anônima (S/A)

B. Sociedade em comandita por ações.

São reguladas pela Lei n.° 6.404, de 15.12.1976, conhecida como "Lei das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com