TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa

Trabalho Universitário: Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  2.118 Palavras (9 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO.

1 – JUSTIFICATIVA 04

2 – OBJETIVOS 05

2.1 – GERAL 05

2.2 – ESPECÍFICO 05

3 – FORMULAÇÃO DO PROBLEMA 05

4 – HIPÓTESES 05

5 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 06

6 – METODOLOGIA 09

6.1 – TIPO DE PESQUISA 09

6.2 – POPULAÇÃO 09

6.3 – INSTRUMENTOS DE PESQUISA 09

6.3.1 – ANÁLISE DOS DADOS 09

6.4 – AMOSTRA 09

7 – CRONOGRAMA 10

8 – REFERÊNCIAS 11

1 – JUSTIFICATIVA.

Apesar dos constantes incentivos governamentais na área da educação nacional, com a implantação de planos e projetos, o quadro geral é ainda bastante insatisfatório. Alguns indicadores mostram o longo caminho a percorrer em busca da equidade, pois comparando com outros países em estágio equivalente de desenvolvimento, o Brasil fica em desvantagem.

Sabemos que o problema da evasão e repetência escolar no nosso país e até mesmo no nosso município, tem sido um dos maiores desafios enfrentados pelas redes do ensino público, pois as causas e conseqüências estão ligadas a muitos fatores como social, cultural, político e econômico, como também à escola onde professores têm contribuído a cada dia para o problema se agravar, diante de uma prática didática ultrapassada e o pouco compromisso com a educação.

Porém, podemos começar a analisar o problema desde o convívio do educando e suas relações com os educadores, pois sabemos que a nossa comunidade está inserida em um município carente com poucos recursos, na qual não tem condições de gerar renda e as camadas populares tornam-se ociosas e sem perspectivas de vida.

Diante dessas demonstrações, os motivos que nos levaram a escolher esta Instituição de Ensino como lócus de pesquisa deve-se à constatação de que existe um alto índice de evasão, comprovado mediante informações que obtivemos na Secretaria da Escola por ocasião de um estágio de regência que realizamos recentemente.

Vale ressaltar que a procura da escola no início do ano letivo é excelente; porém, quando parte do 3° para o 4° bimestre, se evadem, sem nenhuma justificativa. A direção da escola e professores atribui esse fenômeno a diferentes motivos: busca de um campo de trabalho, comportamento irregular de alguns alunos, dificuldades de se relacionarem entre si e com os próprios professores, etc.

Ante as questões apresentadas o presente projeto justifica-se pela importância da freqüência à escola pelos alunos para a reversão do quadro do fracasso escolar; pela necessidade de se buscar uma solução no sentido de reverter a situação; e ainda pela experiência acumulada pelos pesquisadores acerca do assunto.

2 - OBJETIVOS:

2.1 - GERAL:

Analisar o índice de evasão de alunos do ensino fundamental I da escola Municipal Josué de Oliveira, sito à rua ..... município de Caraúbas – RN.

2.2 - ESPECÍFICO:

• Identificar os motivos que levam os alunos desta instituição de ensino a abandonar os estudos;

• Levantar o índice de evasão escolar nas séries iniciais da escola Josué de Oliveira;

• Apresentar as implicações da evasão escolar no atraso da aprendizagem.

3 – FORMULAÇÃO DO PROBLEMA:

O problema da evasão escolar na escola Josué de Oliveira preocupa tanto a Instituição em si, quanto o poder público Municipal, que apesar de desenvolverem esforços em conjunto no sentido de melhorar a freqüência e o rendimento dos alunos, não têm assegurado a permanência deles na escola. Pelo contrário, muitos abandonam os estudos, ás vezes, antes mesmo do primeiro semestre letivo.

Serão os fatores sociais a causa do alto índice de evasão de alunos da escola Josué de Oliveira, ou serão as influências da própria escola na sua forma de atendimento pedagógico com adoção de metodologias ultrapassadas e a incompatibilidade de linguagem professor-aluno?

4 – HIPÓTESES

O sistema educacional brasileiro hoje, mais do que nunca, defronta-se com vários desafios que precisam ser encarados com mais firmeza. Dentre eles destaca-se o problema da evasão escolar. Um desafio que precisa mobilizar esforços de todos os setores da sociedade na busca de soluções.

De um modo geral, os estudos analisam a evasão escolar a partir de duas diferentes abordagens: a primeira, que busca explicações a partir dos fatores externos à escola, e a segunda, a partir de fatores internos.

Dentre os fatores externos são apontados as desigualdades sociais, os desajustes familiares e o próprio aluno; dentre os fatores intra-escolar são apontados a própria escola, com metodologias de ensino ultrapassadas e a incompatibilidade de linguagem professor-aluno.

Os fatores sócio-econômicos, a desestruturação familiar e a incompatibilidade na linguagem professor-aluno, são as variantes que mais incidem na evasão escolar dos alunos da Escola Josué de Oliveira.

5 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

No que tange à educação, a legislação brasileira determina a responsabilidade da família e do Estado no dever de orientar a criança em seu percurso sócio-educacional. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação -LDB (1997.p.2), é bastante clara a esse respeito.

Art. 2º. A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

A despeito disto, o que se observa é que, a educação não tem sido plena no que se refere

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com