TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa De Mercado

Ensaios: Pesquisa De Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  683 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1.

Com base no esquema abaixo, responda:

a) Em qual tipo de pesquisa que esta técnica representada no esquema se enquadra?

b) Qual é a técnica representada abaixo e como funciona? Explique como funciona esta técnica.

c) Dê um exemplo prático de uma situação que poderia ser aplicada esta técnica para o alcance do objetivo da pesquisa.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________

________________________________________________

Questão 2. Leia o enunciado abaixo e desenvolva os tópicos solicitados para o desenvolvimento de um projeto de pesquisa de marketing:

A emissora GLOBO, insatisfeita com seus índices de audiência, resolveu alterar toda sua programação. Após um mês de nova programação, solicitou a você, um projeto que avalie os resultados desta alteração. Desenvolva um projeto de pesquisa quantitativa, abordando as seguintes etapas de um projeto de pesquisa. Justifique a metodologia utilizada.

a) Definição do problema

b) Definição dos objetivos (primários e secundários)

c) Hipóteses

d) Metodologia (tipo de pesquisa, método e técnica de coleta de dados, universo, técnica amostral que utilizaria). Justificar a metodologia utilizada.

Respostas:

Questão 1

A) Pesquisa Exploratória

B) A pesquisa exploratória foca na maior familiaridade com o problema, objetivando torná-lo mais explícito ou facilitar a construção de hipóteses. Esse tipo de pesquisa tem como principal objetivo o aprimoramento de ideias ou a descoberta de intuições, novas ideias.

A técnica representada é a Focus group ou em português "discussões de grupo".

É uma técnica utilizada através do método qualitativo na qual se emprega a discussão moderada de entre 8 e 12 participantes.

Essas discussões de grupo costumam durar entre uma hora e meia e duas horas e devem ser coordenadas por um moderador experiente. O moderador é também o facilitador da sessão, pois além de regular a sessão dentro dos seus moldes, vai também ajudar o grupo a interagir.

.

C) Os focus groups são uma importante ferramenta de pesquisa para quem estiver pronto para ouvir.

Os insights que emergem das provocações e estímulos de um focus group podem ajudar os profissionais de marketing a refinar seus produtos e serviços, definir os clientes mais receptivos a seus produtos, e alcançar e reter os consumidores usando mensagens relevantes e adequadas.

Questão 2

A) DEFINIÇÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com