TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa De Mercado

Trabalho Escolar: Pesquisa De Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  3.085 Palavras (13 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 13

1. A História da SKOL

Curiosamente a história a SKOL não começa no Brasil, a origem desta marca começou no dia 25 de Agosto de 1.964 na Europa, quando quatro cervejistas, Allied Breweries (Reino Unido), Labatt (Canadá), Pripps-Bryggerierna (Suécia) e Unibra (Bélgica), em uma tentativa de criarem uma cerveja global, onde seria licenciada para ser produzida em outros países, assim fundaram a SKOL INTERNACIONAL. Na língua sueca, SKOL (escreve-se Skal), que significa “a sua/nossa saúde”, expressão usada por muitas pessoas antes de brindarem.

A SKOL chegou ao Brasil pouco depois, em 1967, sob licença, após alcançar grandes conquistas no velho continente. Inicialmente foi a cervejaria Rio Claro, fabricante da Caracu, que lançou o produto no Brasil, e logo na sequência a Brahma adquiriu a marca para uso exclusivo no país.

A Partir da década de 70 a SKOL começou a revolucionar o então monótono seguimento brasileiro de cerveja, a partir daquele momento o mercado de cerveja nunca mais seria o mesmo e uma inovação se agregou a outra e a família SKOL nunca mais parou de crescer. Nesta mesma época a SKOL era a numero 03 no mercado brasileiro de cervejas, atrás apenas da Brahma e da Antarctica.

Finalmente em 2002 a SKOL atingiu o posto da cerveja mais vendida do Brasil, mantendo essa posição nos dias atuais, com mais de 30% de participação de marcado e oferecendo inovações para seus consumidores.

2. Público-alvo dos consumidores de Skol

“A SKOL é para aquelas pessoas que tem espírito jovem”, diz a diretora de marketing das marcas Premium e SKOL da AmBev, Ligia Greche Gonçalves.

Com espírito jovem, inovador e ousado a marca acredita sempre que a realização de patrocínio de eventos culturais é uma das formas de atingir o seu público-alvo (jovens entre 18 e 27 anos) e consolidar sua posição de liderança no mercado nacional. Justamente por isso, as inovações da SKOL não se limitaram apenas à linha de produção, afinal a SKOL sempre foi uma cerveja de espírito jovem, criada para ser compartilhada entre amigos.

Abaixo, o gráfico onde podemos entender claramente o consumo de cerveja SKOL em relação à idade se seus consumidores.

Figura 01 – Perfil dos Consumidores de Cerveja – Por Idade

Fonte: www.ambev.com.br

3. Marketing da Skol

Pensando nisso, a SKOL busca inovar cada vez mais no mercado de cervejas, contando com os seus profissionais de marketing, que procuram sempre manter a tradição, mas criando novos recursos para atrair cada vez mais seus consumidores e estar agradando suas perspectivas.

Deste pensamento, juntamente com as inovações uma das formas de propaganda da cerveja foi à realização de eventos que se transformaram em autênticas manifestações culturais tais como:

 SKOL BEATS – festival que junta os mais diversos estilos de música eletrônica do mundo e foi a SKOL, a primeira marca a investir nessa neste tipo de evento no ano de 2000, atingindo assim de vez o seu público-alvo;

 SKOL STAGE – um projeto itinerante voltado para quem gosta de boa música e está sempre antenado com as novidades e aos novos sons.

 BLOCO SKOL – bloco exclusivo para o carnaval de Salvador aonde arrasta milhares de pessoas;

 SKOL FOLIA – projeto no qual a marca busca estar presente nos principais eventos de musica baiana no país;

 SKOL SENSATION – espetáculos de sensações com os melhores DJs, performances, sons e luzes, muita diversão, muita música eletrônica e é claro, muita cerveja SKOL. Realizado pela primeira vez em 2009 e que se transformou em um dos maiores eventos de música eletrônica do planeta, arrastando em sua ultima edição mais de 40.000 pessoas;

 SKOL PRAIA – um evento que é um paraíso a céu aberto realizado em diversas praias brasileiras, com serviços exclusivos como: chuveiro com água doce, banheiros, guarda-sóis, esteiras, cadeiras e muito mais para que seu publico possa se divertir a cada segundo;

 SKOL FACUL – um ciclo de festas e eventos realizados para os universitários e mais recentemente

 SKOL RÁDIO – um novo aplicativo para internet, iPhone e iPod Touch que permite acompanhar as ultimas tendências do cenário POP, conferir agendas de eventos e personalizar o seu PlayList.

A SKOL possui os melhores segredos para a divulgação de Marketing da cerveja, contudo lança sempre suas novidades no mercado para a alegria de seus consumidores, recentemente a SKOL lançou uma garrafa cheia de cerveja que também é um objeto de Design. Essa é a cara da primeira linha de garrafas de alumínio da SKOL.

Além da versão luminária, a garrafa pode virar relógio, galheteiro, castiçal ou vasos após o consumo da bebida. O projeto assinado pela F/Nazca Saatchi & Saatchi aposta no design para fazer com que a cerveja vá muito além da mesa do bar.

Segundo Bruno Oppido, diretor de arte da F/Nazca Saatchi & Saatchi, “a intenção é fazer da nova garrafa um objeto desejado (mesmo se estiver vazia)”.

A campanha de lançamento conta com um comercial de televisão produzido pela Prodigo Films, peças de mobiliário urbano e ações em redes sociais. Para completar, como manda a regra de qualquer objeto de design, um catálogo de decoração se encarregará de exibir os kits em uso, compondo ambientes cool.

“Identificamos que embalagens comuns têm sido usadas como porta-objetos e pensamos ‘por que já não entregar a solução completa, moderna e cheia de estilo?’ Queremos que o consumidor identifique a SKOL como uma marca de estilo de vida”, afirma Maria Fernanda Albuquerque, gerente de marketing da SKOL.

Figura 02 – Imagens das Garrafas Decoradas

Fonte: www.criadesignblog.com

3.1 A cerveja SKOL e seus concorrentes

Cada vez mais a população está propícia a experimentar novos estilos e marcas de cerveja que estão disponíveis no marcado atual. Isso coloca o Brasil na posição de terceiro maior produtor de cerveja, com 10,3 bilhões de litros por ano de acordo com o Sindicato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com