TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa De Mercado

Ensaios: Pesquisa De Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  1.143 Palavras (5 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 5

b) Registro de documentos:

Esteja preparado para copiar os documentos, seja através de xerox, fotografias ou outro meio qualquer.

c) Organização:

Separe os documentos recolhidos de acordo com os critérios de sua pesquisa.

Fichamentos.

PROJETO DE PESQUISA.

*Definição do problema de pesquisa e objetivos para a pesquisa.

G&M é uma empresa de varejo com segmento de artigos esportivos. Atua há 2 anos no mercado, por não ter feito nenhum tipo de pesquisa para que a colocação no mercado fosse satisfatória, com o tempo surgiram diversas dificuldades. Temendo que os problemas aumentassem foi realizado uma pesquisa de mercado, onde obtemos informações variáveis relacionadas ao problema, auxiliando a enxergá-los de maneira mais abrangente.

Foram feitas pesquisas qualitativas, grupo de focos com consumidores, entrevistas desestruturadas com fornecedores, análise dos preços do concorrentes, que tipo de material a ser trabalhado, perfil socioeconômico e comportamental.

O objetivo da pesquisa, é captar clientes que tivessem a oportunidade de adquirir o produto de qualidade com preços acessível, modelos modernos, variados, atendimento por faixa etária, variações de tamanho.

A empresa trabalha com o melhor tecido da Sta. constância, material que adere bem segundo aos pesquisados, desenvolve modelos modernos que pelos concorrentes são preços acima do mercado, atende todos os tipos de clientes quanto ao modelo e cores e variações de tamanhos.

Através das pesquisas a empresa pode observa que tipo de público pode atingir, qual é a avaliação dos consumidores sobre o serviço e mercadorias oferecidas pelo varejo, quais são as demandas dos frequentadores supridas e não supridas pelo atual serviço apresentado.

*Classificação da pesquisa.

A classificação da pesquisa foi conclusiva/descritiva, onde foi feito um estudo das características de distribuição por idade, sexo, estado de saúde, pesquisa de levantamento de delineamento por meio de coleta de dados fornecida por pessoas entrevistadas.

*Definição da metodologia da pesquisa.

Os estudos exploratórios contribuem significativamente para auxiliar o pesquisador a entender melhor tudo o que envolve um determinado problema ou tema. A partir dos resultados do estudo exploratório é possível identificar algumas possibilidades (hipóteses), ajuda a definir melhor o método e as prioridades e demais decisões relativas ao planejamento da pesquisa, como amostragem, forma de coleta de dados. O estudo exploratório também será um elemento importante ao final da pesquisa no processo de análise dos resultados, na conclusão e na preparação do relatório final.

*Elaboração do instrumento de coleta de dados.

Questionário:

O Questionário, numa pesquisa, é um instrumento ou programa de coleta de dados. Se sua confecção é feita pelo pesquisador, seu preenchimento é realizado pelo informante.

A linguagem utilizada no questionário deve ser simples e direta para que o respondente compreenda com clareza o que está sendo perguntado. Não é recomendado o uso de gírias, a não ser que se faça necessário por necessidade de características de linguagem do grupo (grupo de surfistas, por exemplo). Todo questionário a ser enviado deve passar por uma etapa de pré-teste, num universo reduzido, para que se possam corrigir eventuais erros de formulação.

Conteúdo de um questionário:

A Carta Explicação deve conter:

– A proposta da pesquisa;

– Instruções de preenchimento;

– Instruções para devolução;

– Incentivo para o preenchimento e;

– Agradecimento.

Entrevista:

Observações iniciais:

É necessário ter um plano para a entrevista para que no momento em que ela esteja sendo realizada as informações necessárias não deixem de ser colhidas.

As entrevistas podem ter o caráter exploratório ou ser de coleta de informações. Se a de caráter exploratório é relativamente estruturada, a de coleta de informações é altamente estruturada.

Procure selecionar pessoas que realmente têm o conhecimento necessário para satisfazer suas necessidades de informação.

Prepare com antecedência as perguntas a serem feitas ao entrevistado e a ordem em que elas devem acontecer.

Procure realizar uma entrevista com alguém que poderá fazer uma crítica de sua postura antes de se encontrar com o entrevistado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com